E foi lançado o Parrot 4.9 com o Kernel 5.5 e novo instalador e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.
Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.
Agora, a ParrotSec anunciou hoje o lançamento do Parrot 4.9.
Novidades do Parrot 4.9
O Parrot 4.9 chega um pouco mais de um mês após o Parrot 4.8 e é fornecido com a série de kernel Linux 5.5. Isso significa que ele oferece melhor suporte de hardware e aprimoramentos para placas Wi-Fi e GPUs Intel.
No entanto, a série Linux 5.5 chegou ao fim da vida útil com a atualização do kernel 5.5.19 do Linux lançada na semana passada.
Isso significa que ele não será mais suportado; portanto, se você puder atualizar o Parrot 4.9 para a série de kernel Linux 5.6 mais recente, faça-o o mais rápido possível.
Outra grande melhoria na versão Parrot 4.9 é um novo instalador, baseado no Calamares, a estrutura universal de instaladores usada por várias distribuições Linux, como Lubuntu, Manjaro ou KaOS.
Por ser baseado no Debian Linux, o Parrot Security OS ainda inclui o Instalador Debian para quem precisa ou não gosta de Calamares.
Segundo os desenvolvedores:
“Calamares torna todo o processo de instalação não apenas melhor, mas também mais rápido, solicitando primeiro o particionamento e depois configurando o usuário mais tarde enquanto a instalação é executada em segundo plano.”
O iniciador do aplicativo Parrot Menu também recebeu alguma atenção neste lançamento. Sua estrutura de menu foi aprimorada e os lançadores redundantes ou duplicados foram removidos.
O Anonsurf, o modo anônimo usado pelo Parrot OS, foi atualizado com suporte para dnstool, conclusão de comandos do bash, suporte nyx para o comando status e suporte para daemon.
Também vale mencionar o fato de o Parrot 4.9 remover todas as ferramentas de teste de invasão que dependiam do Python 2, que não é mais suportado. Estes serão substituídos por novas ferramentas em versões futuras.
Por último, mas não menos importante, esta versão inclui todas as atualizações de software mais recentes e patches de segurança dos repositórios upstream Debian 10 “Buster”.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Parrot 4.9
Você pode baixar os vários sabores do Parrot 4.9 agora mesmo no site oficial.
A imagem ISO do Parrot 4.9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Mas, como o Parrot é uma distribuição de release, você pode atualizar as instalações existentes do Parrot 4.8 usando o comando sudo parrot-upgrade.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux