Parole Media Player 4.15 lançado com melhorias no suporte a DVD

E foi lançado o Parole Media Player 4.15 com melhorias no suporte a DVD. Confira as novidades desse lançamento e veja como instalar.

Parole Media Player é um reprodutor de mídia simples e moderno baseado no framework GStreamer e escrito para se encaixar bem na área de trabalho Xfce.

Parole é um reprodutor de mídia gratuito, de código aberto e baseado no GStreamer, projetado especialmente para o desktop Xfce.

Embora seja um reprodutor de vídeo padrão da distribuição Xubuntu Linux, você pode instalar e executá-lo em outros sistemas operacionais Linux e semelhantes ao Unix.

Agora, depois de lançar com sucesso o mais recente desktop Xfce 4.16 estável, o desenvolvedor central do Xfce e líder de tecnologia do Xubuntu, Sean Davis, anunciou uma nova versão 4.15.0 do reprodutor de mídia padrão do Xfce, o Parole.

Novidades do Parole Media Player 4.15

Parole Media Player 4.15 lançado com melhorias no suporte a DVD
Parole Media Player 4.15 lançado com melhorias no suporte a DVD

O Parole 4.15.0 mais recente chegou após um ano de desenvolvimento com diálogos atualizados, suporte de lista de reprodução mais robusto e suporte a DVD aprimorado.

Falando em novas mudanças, a versão 4.15.0 agora tem um popover na janela para exibir a lista de reprodução em vez do painel deslizante anterior.

Isso também permite que você mantenha a lista de reprodução na tela o tempo todo para usar a funcionalidade da lista de reprodução, mesmo quando Parole está em tela cheia.

Além disso, você tem uma funcionalidade de embaralhamento mais rápida e estável. Com a versão 4.15.0, se você ativar o shuffle, ele agora aplica o filtro de classificação em vez de alternar aleatoriamente para um novo item.

Posteriormente, evita a repetição da faixa e melhora o histórico de reprodução, pois você pode ir para o item anterior na lista de reprodução apenas clicando no botão “voltar”.

Além disso, o Parole 4.15.0 melhorou o suporte a DVD, pois agora carrega o menu raiz do DVD se a reprodução não iniciar automaticamente logo após o carregamento do disco.

Entre as mudanças da IU de diálogo que já foram portadas para CSD (decoração do lado do cliente) para alinhar com a transição do Xfce 4.16, cada diálogo agora recebeu melhorias individuais.

Por exemplo, a janela de atalho do teclado abre no centro da tela em vez do canto inferior direito, a orientação vertical das entradas de carimbo de data/hora na janela “Go to Position” (ir para a posição) e a remoção de texto duplicado na caixa de diálogo “Open Location” (Abrir local).

Aqui estão as outras atualizações gerais que o Parole Media Player 4.15.0 inclui:

  • Tradução de linguagem
  • Um novo ícone e nome de ícone “org.xfce.parole”
  • Mostra os controles do player enquanto o popover do volume está aberto
  • Escolher uma opção (Continuar ou Parar) na caixa de diálogo “O fluxo está demorando muito para carregar” agora dispensa a caixa de diálogo.

Para saber mais sobre essa versão do Parole Media Player, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Parole Media Player

Para instalar a versão mais recente do Parole Media Player no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Como instalar o Parole Media Player no Ubuntu e derivados

Esteja você usando o Xubuntu ou qualquer outra distros, você pode instalá-lo diretamente baixando o repositório de código-fonte ou pacote tarball do código-fonte do Parole 4.15.0 e executando os seguintes comandos:

Para instalar a partir do download do repositório de código-fonte, use:
cd parole
./autogen.sh
make
make install

Para instalar a partir do download do pacote tarball do código-fonte, use:
tar xf parole-4.15.0.tar.bz2
cd parole-4.15.0
./configure
make
make install

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.