Não é apenas o Ubuntu que quer deixar o suporte a 32 bits no passado, pois parece que o Fedora 31 irá descontinuar suas versões do kernel i686. Entenda!
O recente anúncio da Canonical de que iria abandonar definitivamente o suporte a plataforma de 32 bits a partir o Ubuntu 19.10 deixou muitas pessoas preocupadas, mesmo depois que a empresa corrigiu a informação.
Agora, o projeto Fedora pode estar começando a dar sinais de que também seguirá pelo mesmo caminho.
Fedora 31 irá descontinuar suas versões do kernel i686
Para não ser confundido com a ideia do Ubuntu de não lançar pacotes de 32 bits a partir do seu próximo lançamento ainda este ano, o Fedora 31 agora tem uma proposta pendente de descontinuar suas versões do kernel i686, mas eles continuarão com o suporte a pacotes de 32 bits.
Esta proposta de alteração do Fedora 31 feita por Justin Forbes, um dos hackers do kernel do Fedora, está prestes a acabar com as compilações de kernel do i686, começando com esta versão do Fedora que será lançada em outubro.
O pacote i686 kernel-headers ainda seria oferecido para satisfazer as dependências necessárias para programas de 32 bits que precisam desses cabeçalhos.
Obviamente, os usuários precisarão estar executando um kernel de 64 bits. Todos os programas de 32 bits devem continuar a funcionar no Fedora 31.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Dois anos atrás, eles avaliaram uma proposta semelhante para acabar com o kernel de 32 bits.
Na época, um grupo de Interesse Especial i686 foi estabelecido para lidar com problemas específicos de x86 de 32 bits.
No entanto, esse i686 SIG tornou-se “em grande parte sem resposta”, sem atividade real este ano. Como resultado, para o Fedora 31, é provável que este kernel de 32 bits seja descartado.
O benefício de descartar a compilação do kernel i686 é que ela não carrega mais nenhum fardo de manutenção e é menos mantida pela equipe do kernel do Fedora e, portanto, pode acelerar as atualizações do kernel em alguns cenários.
Para mais detalhes acesse a proposta de mudança, que ainda será avaliada pelo FESCo (Fedora Engineering Steering Committee) para tomar a decisão final.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o criador de músicas de 8 bits klystrack no Linux via Snap
- KDE Plasma 5.16.2 lançado com mais de 30 correções de bugs
- Canonical lançou um patch de segurança do Kernel para PowerPC
- Como instalar o jogo arcade bomber no Linux via Snap
- SUSE Linux Enterprise 15 SP1 lançado – Confira as novidades e baixe