Clement Lefebvre, do Linux Mint, anunciou que um nova parceria com Mozilla irá melhorar o Firefox no Linux Mint. Confira os detalhes dessa iniciativa.
Sim. Clement Lefebvre, desenvolvedor líder do Linux Mint, anunciou uma parceria com a Mozilla, para melhorar o Firefox na distribuição Linux Mint.
Parceria com Mozilla irá melhorar o Firefox no Linux Mint
Segundo Clement Lefebvre, trata-se de uma parceria comercial ou técnica na tentativa de melhorar o navegador Firefox no Linux Mint.
O Firefox ainda será distribuído como um pacote .deb no Linux Mint, mas a partir do lançamento do Firefox 96, ele receberá melhor suporte para cantos arredondados para suas próprias decorações de janela.
Mas, o mais importante é o fato de que a configuração padrão do Firefox no Linux Mint será alterada devido a essa parceria para fornecer aos usuários uma configuração quase idêntica à versão do navegador web distribuído pela Mozilla.
Isso significa que a página inicial padrão não apontará mais para https://www.linuxmint.com/start/, os mecanismos de pesquisa padrão serão redefinidos para os parceiros de pesquisa da Mozilla, como Google, Amazon, Bing, DuckDuckGo, Ebay, etc., e não haverá alterações de código ou patches do Linux Mint, Debian ou Ubuntu incluídos no navegador da web.
Nas palavras de Clement Lefebvre:
“O Firefox ainda é um campeão do Open Source, ainda promove orgulhosamente o Software Livre fora de nossa comunidade e ainda produz um dos melhores e mais abertos navegadores disponíveis não apenas para nós, mas para milhões de pessoas que o desfrutam em sistemas operacionais proprietários. antes de migrar para o Linux.”
Com esta parceria, a Mozilla quer fazer com que seu navegador de código aberto funcione da mesma forma em todas as plataformas suportadas, enquanto os desenvolvedores do Linux Mint não terão que se preocupar com a manutenção do Firefox em sua distribuição baseada no Ubuntu, pois agora eles só empacotarão a versão do Firefox da Mozilla.
Tanto a Mozilla quanto o Linux Mint esperam melhorar as atualizações de software no Firefox, que se integrará ao Update Manager do Linux Mint para permitir que os usuários instalem versões mais recentes do navegador diretamente do próprio navegador.
Os desenvolvedores do Linux Mint também confirmam o fato de que o Firefox no Linux Mint será mais rápido devido a essa parceria, mas alertam os usuários que suas configurações padrão do mecanismo de pesquisa serão redefinidas para o Google, mas o DuckDuckGo permanecerá disponível, mas com uma URL diferente.
No entanto, outras configurações do usuário serão preservadas.
Os usuários do Linux Mint devem esperar que a transição para o Firefox vanilla aconteça com a próxima versão, Firefox 96, chegando esta semana nas séries Linux Mint 19.xe Linux Mint 20.x, bem como a distribuição LMDE baseada no Debian.