E foi lançado o PAPPL 1.2 com novas APIs, melhorias e muito mais. Conheça, confira as novidades e descubra como instalar no Linux.
PAPPL é um framework originalmente projetado para suportar o sistema de impressão LPrint e drivers Gutenprint, mas que pode ser usado para implementar suporte para qualquer impressora e driver ao imprimir em desktop, servidor e sistemas embarcados.
Espera-se que o PAPPL possa ajudar a acelerar o avanço da tecnologia IPP Everywhere em vez dos drivers clássicos e facilitar a compatibilidade com outros programas baseados em IPP, como AirPrint e Mopria.
O PAPPL inclui uma implementação integrada do protocolo IPP Everywhere, que fornece um meio de acessar impressoras localmente em uma rede e processar solicitações de impressão.
O IPP Everywhere funciona no modo “driverless” e, ao contrário dos drivers PPD, não requer a criação de arquivos de configuração estáticos.
A interação com impressoras é suportada diretamente por meio de uma conexão de impressora local via USB e por meio de acesso à rede usando os protocolos AppSocket e JetDirect.
O PAPPL pode ser desenvolvido para sistemas operacionais compatíveis com POSIX, incluindo Linux, macOS, QNX e VxWorks.
As dependências incluem Avahi (para suporte a mDNS/DNS-SD), CUPS, GNU TLS, JPEGLIB, LIBPNG, LIBPAM (para autenticação) e ZLIB.
Com base no PAPPL, o projeto OpenPrinting está desenvolvendo um aplicativo de impressora PostScript universal que pode funcionar com impressoras modernas compatíveis com IPP (usadas pelo PAPPL) que suportam PostScript e Ghostscript e com impressoras mais antigas que possuem drivers PPD.
Agora, Michael R Sweet, autor do sistema de impressão CUPS, anunciou o lançamento do PAPPL 1.2, uma estrutura de desenvolvimento de aplicativos de impressão baseada em IPP Everywhere que é recomendada para ser usada em vez de drivers de impressora tradicionais.
Novidades do PAPPL 1.2
Nesta nova versão do framework que se apresenta, destaca-se que foi adicionado suporte completo à localização, com esta versão 1.2 a localização oferece os idiomas inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão do PAPPL 1.2 é o suporte aprimorado ao macOS, além de fornecer integração com o menu principal global do macOS e adicionar a capacidade de executar aplicativos de impressão em modo servidor.
Além disso, destaca-se também que foram implementadas funcionalidades adicionais do protocolo IPP (Internet Printing Protocol) e adicionadas novas APIs para determinar o nível de tinta e toner, processar notificações, limitar o número de clientes e que foi adicionado suporte para o atributo IPP “printer-is-accepting-jobs” nas funções papplPrinterDisable e papplPrinterEnable.
Também digno de nota é a adição de suporte de interpolação ao imprimir imagens JPEG ou usar a função papplJobFilterImage com anti-aliasing ativado.
Por outro lado, destaca-se que foi adicionada a capacidade de definir tamanhos de folha personalizados em milímetros, bem como foi adicionada a compatibilidade com as bibliotecas OpenSSL e LibreSSL.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Atualizado o código do dispositivo USB usado para criar dispositivos cliente USB e simular dispositivos USB no software.
- Link fornecido ao usuário do diretório com spool de impressão padrão.
- Compatibilidade aprimorada com a biblioteca libcups3.
Para saber mais sobre essa versão do PAPPL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PAPPL
Para aqueles que estão interessados em poder instalar este utilitário em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo (validos para sistemas baseados em Debian).
A primeira coisa que eles devem fazer é abrir um terminal e nele eles vão digitar o seguinte para poder instalar todas as dependências necessárias:
sudo apt-get install build-essential libavahi-client-dev libcups2-dev \
libcupsimage2-dev libgnutls28-dev libjpeg-dev libpam-dev libpng-dev \
libusb-1.0-0-dev zlib1g-dev
Agora vamos baixar a última versão estável do PAPPL com o comando abaixo:
wget https://github.com/michaelrsweet/pappl/releases/download/v1.2.0/pappl-1.2.0.zip
Em seguida, descompacte e prossiga para compilar o código-fonte com estes comandos:
./configure
make
Por fim, faça a instalação com o comando abaixo:
sudo make install
Feito isso, você pode consultar a documentação para conhecer o uso do PAPPL.