Pale Moon 33.3 lançado com suporte para o FFmpeg 7, e mais

E foi lançado o Pale Moon 33.3 com suporte para o FFmpeg 7, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.

Ou seja, ele é um fork da base de código do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.

O projeto segue a organização clássica da interface, sem mudar para a interface Australis integrada no Firefox 29, e com a oferta de amplas possibilidades de customização.

Os componentes remotos incluem DRM, API social, WebRTC, visualizador de PDF, Crash Reporter, código para coleta de estatísticas, controle dos pais e pessoas com deficiência. Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.

O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 33.3.

Novidades do Pale Moon 33.3

Pale Moon 33.3 lançado com suporte para o FFmpeg 7, e mais
Pale Moon 33.3 lançado com suporte para o FFmpeg 7, e mais

No Pale Moon 33.3 os requisitos de compilação foram atualizados, bem como melhorias de suporte, suporte para FFmpeg 7.0 e libavcodec 61 no Linux e diversas pequenas alterações.

Nesta nova versão do navegador, os requisitos para execução de builds para a arquitetura x86_64 foram atualizados.

Agora é necessário um processador com suporte para instruções AVX, enquanto para sistemas mais antigos a comunidade pode criar assemblies não oficiais que precisam apenas de suporte SSE.

Além disso, é mencionado que a versão 11 do compilador GCC é usada para gerar builds para Linux, o que pode causar incompatibilidade com bibliotecas em distribuições mais antigas, bem como foi adicionado suporte para FFmpeg 7.0 e libavcodec 61.

Outra mudança que se destaca na nova versão é que grande parte da especificação da camada CSS em cascata foi implementada. Embora a implementação ainda não esteja 100% concluída, deve ser suficiente para casos de uso comuns na web.

No Pale Moon 33.3 também foi adicionado suporte para cabeçalhos HTTP Sec-Fetch-* e um mecanismo adicional foi implementado para gerenciar a segurança do site.

Além disso, Pale Moon agora pré-busca hosts no DNS para facilitar a navegação nas páginas. Além disso, o navegador bloqueará o acesso ao endereço reservado 0.0.0.0 em sistemas operacionais diferentes do Windows. Para obter mais detalhes, consulte as notas de implementação.

Das outras alterações que foram feitas no Pale Moon 33.3, temos:

  • O comportamento de arredondamento e as faixas de precisão das funções relacionadas às especificações foram alinhados.
  • O atributo isTrusted foi alinhado aos valores esperados na Web para PostMessage e BroadcastChannel.
  • Adicionado atributo navigator.webdriver para suporte web (sempre falso em Pale Moon, pois APIs de automação de navegador não são suportadas).
  • Esta combinação foi reimplementada para enumeração de plugins, fortalecendo a resistência à impressão digital.
  • Corrigido um problema com grupos de caracteres que afetava a seleção de texto devido a uma regressão em torno de melhorias no tratamento de emojis.
  • Corrigido um problema com a configuração de valores de cores DOM.
  • O tratamento de formulários de senha foi ligeiramente melhorado, detectando pedidos de campos anteriormente não suportados.
  • Removido o código não utilizado relacionado ao experimento FoxEye (incompleto).
  • Removido o código de suporte para LibAV e versões mais antigas do FFmpeg. A partir desta versão, o libavcodec 58 ou posterior (FFmpeg 4.0+) é necessário no Linux.
  • Removido o código de envio do evento de clique que não é mais relevante.
  • Limpeza do uso interno de macros em código CSS, sem afetar nenhuma API ou código exposto.
  • Removida a preferência oculta network.dns.disablePrefetchFromHTTPS. O pré-carregamento de DNS não é mais tratado de forma diferente para http e https.

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.