Pale Moon 32.5 lançado com suporte a transparência em vídeos

E foi lançado o Pale Moon 32.5 com suporte a transparência em vídeos WebM, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.

Ou seja, ele é um fork da base de código do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.

O projeto segue a organização clássica da interface, sem mudar para a interface Australis integrada no Firefox 29, e com a oferta de amplas possibilidades de customização.

Os componentes remotos incluem DRM, API social, WebRTC, visualizador de PDF, Crash Reporter, código para coleta de estatísticas, controle dos pais e pessoas com deficiência. Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.

O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 32.5, uma versão na qual foram feitas várias correções de bugs e implementadas algumas melhorias no navegador e no sistema de compilação.

Novidades do Pale Moon 32.5

Pale Moon 32.5 lançado com suporte a transparência em vídeos

A nova versão do Pale Moon 32.5 já foi lançada e vem com suporte para transparência em vídeos WebM quando a tag

é utilizada para imagens animadas com transparência.A mudança pode ter um grande impacto no desempenho da reprodução do vídeo se o vídeo tiver um canal alfa.

Outra mudança que se destaca nesta nova versão foi a pedido dos usuários, pois foi adicionada uma configuração que permite deixar o menu de favoritos aberto após abrir os favoritos em novas abas (pressionando o botão do meio do mouse ou Ctrl +clique).

Por padrão, o menu de marcadores fecha imediatamente após abrir um marcador. O recurso está habilitado por padrão.

Além disso, nesta nova versão do Pale Moon 32.5 a substituição do valor do User Agent para Netflix foi removida após a descontinuação do suporte para o plugin do navegador Silverlight neste serviço.

O navegador Pale Moon não oferece mais suporte à reprodução de conteúdo DRM na Netflix e não tem planos de retornar esse suporte.

Também notável é que a implementação inicial da API ReadableStreams foi adicionada, bem como foi adicionado suporte para o método crypto.randomUUID, que permite que scripts de sites gerem UUIDs aleatórios usando a API WebCrypto.

Além disso, o Web Worker é mencionado para oferecer suporte a temporizadores aninhados e de fixação, renderização aprimorada de imagens SVG em superfícies que não possuem atributos de altura ou largura especificados e desempenho aprimorado do mecanismo de alocação de memória.

Das outras mudanças que se destacam no Pale Moon 32.5, temos:

  • Adicionada proteção contra substituição do cabeçalho sec-gpc (Global Privacy Control).
  • As funções setInterval, ResizeObserver, Intl.NumberFormat e DefaultNumberOption() estão em conformidade com as especificações atualizadas.
  • A biblioteca libvpx foi atualizada para a versão 1.6.1.
  • O código de reprodução de mídia foi limpo e atualizado.
  • Removido o suporte para habilitar GMP (Gecko Media Plugin), pois ele era usado apenas por componentes não suportados, como EME/DRM e WebRTC.
  • Os últimos bits do código EME/DRM foram removidos porque os desenvolvedores do navegador Palemoon acreditam que esses recursos não devem ser usados ​​por nenhum aplicativo, devido às políticas “draconianas” da indústria de mídia em relação ao software livre e de código aberto.
  • O arquivo simd.js foi excluído e agora substituído pelo código C++.
  • O uso da biblioteca libav foi descontinuado em favor das funções FFT do FFMpeg.
  • As restrições relacionadas à compatibilidade com novas versões do GLSL foram removidas.
  • Substituição de valor do agente do usuário removida para Spotify. O suporte do Spotify permanece por enquanto, mas apenas parte do conteúdo DRM será reproduzido.

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados

 

 

 

Deixe um comentário

Sair da versão mobile