E foi lançado o Pale Moon 32.3.1 com melhorias e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.
Ou seja, ele é um fork da base de código do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.
O projeto segue a organização clássica da interface, sem mudar para a interface Australis integrada no Firefox 29, e com a oferta de amplas possibilidades de customização.
Os componentes remotos incluem DRM, API social, WebRTC, visualizador de PDF, Crash Reporter, código para coleta de estatísticas, controle dos pais e pessoas com deficiência. Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.
O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 32.3.1, uma versão na qual foram feitas várias correções de bugs e implementadas algumas melhorias no navegador e no sistema de compilação.
Novidades do Pale Moon 32.3.1
Pale Moon 32.3.1 é uma versão corretiva que veio implementar soluções para erros que foram detectados no lançamento da versão “32.3” e que foram considerados importantes para serem implementados em uma versão pontual.
No lançamento deste hotfix, implementamos correções para dois problemas que eram falhas intermitentes relacionadas à API de desempenho e problemas intermitentes com mau funcionamento do JavaScript nos scripts do Chrome (causando falhas na interface do usuário e nas extensões).
Pela parte das alterações que foram feitas no lançamento da versão 32.2 e que também fazem parte da versão corretiva, podemos descobrir que agora existe uma configuração oculta em “browser.history.menuMaxResults
” para “about:config
“, que quando ativado permite ao usuário definir o número de entradas do histórico de navegação exibidas no menu (por padrão, 15 entradas são exibidas).
Outra das mudanças que se destaca é que foi feito um trabalho para melhorar a compatibilidade com outros navegadores e resolver problemas ao trabalhar com sites populares.
Por exemplo, foi adicionado suporte para calcular cores usando a função CSS calc(), os métodos de pesquisa de matriz findLast e findLastIndex.
É também de realçar que nesta versão foi feito um trabalho de limpeza do código que não estava a ser utilizado, bem como foi removido o suporte a plugins experimentais do Mozilla e foi melhorado o coletor de lixo no motor JavaSript, o que traduz na solução alguns falhas intermitentes e melhorar o desempenho.
Das outras mudanças que se destacam no Pale Moon 32.3.1, temos:
- Ao desenvolver para todas as plataformas, passamos a usar o padrão C++14.
- Os preparativos foram feitos para a transição para o padrão C++17.
- Object.hasOwn(object,property), métodos adicionais na API internacional (hourCycle, DateTimeFormat, Intl.Locale).
- Parou de analisar links simbólicos ao listar diretórios.
- Atualizada a lista de extensões no Windows tratadas como “executáveis”.
- Problemas de seguridad abordados: CVE-2023-37208.
- Como nenhum navegador honra esta parte da especificação no momento, isso é deixado desativado até que haja consenso entre os navegadores.
- Resumo dos patches de segurança UXP Mozilla: 2 corrigidos, 2 rejeitados, 20 não aplicáveis.
Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados