E foi lançado o Pale Moon 32.1 com várias correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.
Ou seja, ele é um fork da base de código do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.
O projeto segue a organização clássica da interface, sem mudar para a interface Australis integrada no Firefox 29, e com a oferta de amplas possibilidades de customização.
Os componentes remotos incluem DRM, API social, WebRTC, visualizador de PDF, Crash Reporter, código para coleta de estatísticas, controle dos pais e pessoas com deficiência. Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.
O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 32.1, uma versão na qual foram feitas várias correções de bugs e implementadas algumas melhorias no navegador e no sistema de compilação.
Novidades do Pale Moon 32.1
No Pale Moon 32.1 foram feitas várias correções de bugs da versão anterior que se concentrou em melhorias de compatibilidade para a web. Em particular, a implementação do Google WebComponents agora está em um estado em que os habilitamos por padrão.
A nova versão Pale Moon 32.1 destaca que as versões Mac (para Mac Intel e ARM) não estão mais em beta e são consideradas estáveis, além disso, o mecanismo JavaScript foi aprimorado, assim como melhorias na reprodução de vídeo.
Outra mudança notável na nova versão do Pale Moon 32.1 é que o suporte para o conjunto de tecnologias WebComponents para criar tags HTML personalizadas é ativado por padrão, incluindo especificações de elementos personalizados, Shadow DOM, módulos JavaScript e modelos HTML, que são usados no GitHub, por exemplo.
Dos WebComponents estabelecidos em Pale Moon, apenas as APIs CustomElements e Shadow DOM foram implementadas até agora.
Além disso, é mencionado que as configurações não utilizadas do sistema “Tracking Protection” foram removidas e o código foi limpo (Pale Moon usa seu próprio sistema de contador de blocos para rastrear visitas, e o sistema “Tracking Protection” não foi usado do Firefox).
Por outro lado, a cauda dos títulos das guias que não cabem em todo o texto foi esmaecida (em vez de mostrar reticências).
Também é destacado o tratamento aprimorado de objetos com expressões regulares, para o qual a coleta de lixo correta é fornecida.
Das outras mudanças que se destacam da nova versão temos:
- Implementações de Promise atualizadas e funções assíncronas. O método Promise.any() foi implementado.
- Os problemas de reprodução de vídeo VP8 foram resolvidos.
- Fonte integrada atualizada com emoji.
- Implementação das pseudoclasses CSS “:is()” e “:where()”.
- Seletores complexos foram implementados para a pseudo-classe “:not()”.
- A propriedade CSS inline foi implementada.
- A função CSS env() foi implementada.
- Adicionada renderização de renderização de vídeo com modelo de cores RGB, não apenas YUV.
- Processamento de vídeo fornecido com uma gama completa de brilho (0-255 níveis).
- A API Web Text-to-Speech é habilitada por padrão.
- Versões de biblioteca atualizadas NSPR 4.35 e NSS 3.79.4.
- Segurança de geração de código aprimorada no mecanismo JIT.
Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados