Pale Moon 31.4 lançado com suporte ao MacOS 13, e mais

E foi lançado o Pale Moon 31.4 com suporte ao MacOS 13, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.

Ou seja, ele é um fork da base de código do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.

O projeto segue a organização clássica da interface, sem mudar para a interface Australis integrada no Firefox 29, e com a oferta de amplas possibilidades de customização.

Os componentes remotos incluem DRM, API social, WebRTC, visualizador de PDF, Crash Reporter, código para coleta de estatísticas, controle dos pais e pessoas com deficiência. Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
 
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 31.4, uma versão na qual foram feitas várias correções de bugs e implementadas algumas melhorias no navegador e no sistema de compilação.

Novidades do Pale Moon 31.4

Pale Moon 31.4 lançado com suporte ao MacOS 13, e mais

Nesta nova versão da correção do navegador, vale ressaltar que foi adicionado o suporte ao formato de imagem JPEG-XL, além do fato de que nas expressões regulares, o “lookbehind” (referência para trás) e o “lookaround” (verificação) modos são implementados. do ambiente).

Outra mudança que se destaca na nova versão é que o código de análise dos cabeçalhos CORS foi alinhado com a especificação (capacidade de especificar máscaras “*” nos cabeçalhos Access-Control-Expose-Headers, Access-Control-Allow-Headers e Access-Control-Allow-Method foram adicionados).

Além disso, destaca-se ainda que foi adicionado o suporte à plataforma macOS 13 “Ventura” e melhorado o código para compilar o navegador na plataforma SunOS.

Por outro lado, é mencionado que a partir desta nova versão, Pale Moon não irá mais acionar eventos de pressionamento de tecla no conteúdo quando a tecla pressionada não for uma tecla imprimível.

Isso ocorre em resposta a problemas em que os webmasters usavam scripts de restrição de entrada rudimentares e ingênuos em controladores onkeypress que não levavam em consideração as teclas de edição ou navegação, causando problemas para usuários que tentavam inserir dados em formulários (e, por exemplo, descobrindo que eles não poderia mais usar backspace, teclas de seta ou tabulação).

Relativamente às correções efetuadas, referem-se as seguintes:

  • Parou de gerar eventos de pressionamento de tecla para teclas com caracteres não imprimíveis (backspace, tabulação, teclas de cursor).
  • Código removido para avaliar a eficácia de guias panorâmicas e animadas usadas na coleta de telemetria.
  • Corrigido código de bloqueio de thread potencialmente problemático em plataformas * nix.
  • Corrigidos alguns pequenos problemas com a exibição e operação das ferramentas de desenvolvedor da web.
  • Guia não utilizada, mas que afeta o desempenho, e código de medição de animação panorâmica removidos. (sobras de telemetria)
  • Dados de internacionalização atualizados para fusos horários.
  • Corrigido um estouro de buffer para compilações do Mac.
  • Problemas de segurança corrigidos: CVE-2022-45411 e possíveis problemas sem um número CVE.
  • Resumo dos patches de segurança UXP Mozilla: 2 fixos, 1 DiD, 1 adiado, 25 não aplicáveis.

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile