Pale Moon 28.9.0 lançado com alguns novos recursos e muitas correções

Os desenvolvedores do Pale Moon lançaram o Pale Moon 28.9.0 com alguns novos recursos e muitas correções. Confira as novidades e instale.

Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.

Pale Moon 28.9.0 lançado com alguns novos recursos e muitas correções
Pale Moon 28.9.0 lançado com alguns novos recursos e muitas correções

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
 
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.

Agora, o lançamento da nova versão do navegador Pale Moon “28.9.0” foi apresentada recentemente, uma versão que seus desenvolvedores consideram importante, pois inclui um grande número de alterações, além do fato de que ele vem com novos recursos.

Novidades do Pale Moon 28.9.0

Esta nova versão do navegador chega com algumas novidades, das quais a maioria está focada nos elementos de reprodução do navegador.
 
Um desses novos elementos é a capacidade de reproduzir elementos de mídia html a uma velocidade de 1,25x, bem como a mídia de reprodução baseada em promessa.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o suporte a iteradores assíncronos (waitit iterator.next() e waitit), além da inclusão de funções não padrão para criar estilos por meio do objeto CSSStyleSheet().

Também é mencionado que o item de diálogo HTML5 está desativado por padrão e requer a configuração dom.dialog_element.enabled=true.

No Pale Moon 28.9.0, é possível ocultar opcionalmente as guias ancoradas nos painéis CtrlTab/AllTab (ativadas pelas configurações de browser.ctrlTab.hidePinnedTabs e browser.allTabs.hidePinnedTabs).

E uma configuração oculta (browser.places.smartBookmarks.max) também está incluída para limitar o tamanho das categorias nos marcadores inteligentes.

Para a parte das correções, os desenvolvedores trabalharam para executar várias limpezas de código em toda a árvore e, com isso, muito código de suporte foi removido do Android e iOS, problemas foram resolvidos com os elementos do formulário que às vezes eram inativados incorretamente e corrigiu várias falhas no navegador.

Resolve um problema com a detecção de portal cativo que às vezes é acionado mesmo quando desativado pelo usuário.

Uma otimização potencialmente perigosa e ineficaz foi removida do mecanismo JavaScript e um comportamento indesejado, em que os pop-ups criados/focados poderiam cobrir a notificação em tela cheia do DOM, ocultando-a dos usuários (CVE-2020-6810).

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Pale Moon 28.9.0

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados

O que está sendo falado no blog

Post Views: 286

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.