Pale Moon 28.8.3 lançado com algumas correções de bugs e um patch para o XUL

E foi lançado o navegador Pale Moon 28.8.3 com algumas correções de bugs e um patch para o XUL. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Pale Moon é um navegador da Web que se baseia em uma ramificação do código do popular navegador Firefox para oferecer maior desempenho, manter a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de configuração.

Pale Moon 28.8.3 lançado com algumas correções de bugs e um patch para o XUL
Pale Moon 28.8.3 lançado com algumas correções de bugs e um patch para o XUL

O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com comprometimento mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos no Web.

O projeto segue a organização clássica da interface, sem uma transição para a interface Australis integrada no Firefox 29 e com o fornecimento de amplos recursos de personalização.

Entre os componentes removidos estão DRM, Social API, WebRTC, visualizador de PDF, Сrash Reporter, código para coletar estatísticas, ferramentas para controle dos pais e pessoas com deficiência.

Comparado ao Firefox, o navegador mantém a compatibilidade com a tecnologia XUL e a capacidade de usar temas leves e completos.

Pale Moon é baseado na plataforma UXP (plataforma XUL unificada), na qual os componentes Firefox do repositório Mozilla Central são removidos, removidos dos links do código Rust e o projeto Quantum não está incluído.

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente funções e otimizações para melhorar a estabilidade do navegador e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma coleção crescente de extensões e temas.

Os desenvolvedores do navegador Pale Moon anunciaram recentemente o lançamento da nova versão “Pale Moon 28.8.3”, que é colocada como uma versão de correção de bug de manutenção regular e uma versão de segurança.

Novidades do Pale Moon 28.8.3

Essa nova versão do navegador foi lançada com o objetivo de incluir um patch de segurança Mozilla da plataforma XUL unificada, além de incluir a solução para um problema no bloqueio de solicitações de CSP sem uma porta para esquemas personalizados.

Também é mencionado que a maneira pela qual o aplicativo pode ser chamado a partir da linha de comando foi modificada para evitar toda uma classe de possíveis vulnerabilidades que envolvem modificações omnijar.

Se o ambiente de necessidades especiais do usuário exigir que você inicie o navegador com um navegador personalizado na linha de comandos, a variável de ambiente UXP_CUSTOM_OMNI deverá ser configurada antes de iniciar a partir deste ponto.

Corrigido um problema no analisador de html após o uso de tags de modelo HTML5, permitindo a análise e execução de JavaScript quando não deveria ser permitido, com o risco de vulnerabilidades XSS em sites que dependem do bom funcionamento do navegador. (CVE-2020-6798)

Finalmente, também é mencionado que um bloco em camadas potencialmente perigoso foi corrigido e os blocos randomizados também foram corrigidos em alguns sites usando o IndexedDB.

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Pale Moon 28.8.3

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador web Pale Moon no Ubuntu 19.10 e derivados
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu 18.04 e derivados
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente

https://www.edivaldobrito.com.br/navegador-pale-moon-no-ubuntu/

O que está sendo falado no blog

Post Views: 230

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.