Os desenvolvedores do Pale Moon lançaram o Pale Moon 28.16 com atualizações e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.
Ele é um fork do codebase do Firefox para fornecer melhor desempenho, preservar a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de personalização.
Comparado ao Firefox, o navegador mantém o suporte para a tecnologia XUL e mantém a capacidade de usar temas completos e leves.
Pale Moon é baseado na plataforma UXP (Unified XUL Platform), dentro da qual os componentes do Firefox bifurcam-se do repositório Mozilla Central, que são livres de links para o código Rust e não incluem o trabalho do projeto Quantum.
O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.
Agora, o lançamento do navegador Pale Moon 28.16 já foi anunciado e nesta nova versão poucas mudanças significativas foram feitas, uma vez que algumas otimizações para o navegador estão incluídas no lado do usuário, bem como soluções para alguns erros de segurança .
Novidades do Pale Moon 28.16
Na nova versão do Pale Moon 28.16, a única novidade que se destaca é a implementação CSS da propriedade tab-size que foi alinhada com a especificação.
Em relação às atualizações e otimizações, podemos verificar que a biblioteca Brotli foi atualizada para a versão 1.0.9, bem como que o código JAR do navegador foi atualizado.
Além disso, destaca-se que foi realizada a otimização da implementação da interface do usuário e que com isso o tamanho do arquivo baixado foi reduzido e o consumo de espaço em disco foi reduzido.
A versão do Firefox que é exibida por padrão no cabeçalho do agente do usuário foi atualizada para 68.0 (corrigido o problema de bloqueio de acesso a alguns serviços).
E quanto aos bugs corrigidos nesta nova versão, podemos descobrir que uma vulnerabilidade foi corrigida no Freetype e as correções para as vulnerabilidades CVE-2020-26960, CVE-2020-26951, CVE-2020-26956 e CVE foram movidas -2020-15999.
Outras mudanças mencionadas no anúncio da Lua Pálida 28.16:
- A API do sistema de arquivos está desabilitada por padrão.
- API Phone vibrator removida.
Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Pale Moon
Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados