Sem querer, um pai derrubou a internet da cidade ao tentar deixar seus filhos offline e recebeu uma multa e pena e prisão.
Nem sempre uma boa intenção leva a um bom resultado, por exemplo, um pai francês está enfrentando a pena de prisão e uma multa pesada depois de usar um bloqueador de sinal para impedir que seus filhos fiquem online e levem o resto de uma cidade próxima com eles.
Pai derrubou a internet da cidade ao tentar deixar seus filhos offline
A partir da meia-noite e até as 3 da manhã todos os dias da semana, a cidade francesa de Messanges descobriu que seu serviço de celular e Internet não estava mais funcionando.
Somente depois que uma operadora de telefonia móvel relatou o problema à Agence nationale des fréquences (ANFR), órgão público responsável pela gestão do espectro radioelétrico na França, foi determinado que um bloqueador de sinal estava sendo usado para bloquear as frequências de rádio na cidade.
Um bloqueador de sinal é um dispositivo que transmite ondas de rádio na mesma frequência dos dispositivos móveis para impedir que eles se conectem a torres de celular e recebam sinais legítimos.
Um relatório da ANFR explica que um técnico rastreou o sinal de interferência até uma casa em uma cidade vizinha, onde um proprietário admitiu comprar um bloqueador online e usá-lo para forçar seus filhos adolescentes a ficarem offline.
“A explicação era desconcertantemente simples: o bloqueador havia sido instalado pelo pai de família para impedir que seus adolescentes acessassem a internet com o smartphone em vez de adormecer! o confinamento imposto devido à epidemia de Covid-19.”, explicou a ANFR em seu relatório.
“Após consultar fóruns na internet, o pai decidiu que um jammer era a melhor solução para acabar com esses excessos!”
Embora não fosse a intenção do pai derrubar a Internet de uma cidade inteira, usar um dispositivo de interferência na França é ilegal e acarreta uma multa de até € 30.000 e 6 meses de prisão.
Da mesma forma, o uso de jammers é ilegal em países como os EUA e pode levar à prisão e multas monetárias significativas.
“O uso ou comercialização de um jammer nos Estados Unidos pode sujeitá-lo a penalidades monetárias substanciais, apreensão do equipamento ilegal e sanções criminais, incluindo prisão.” explica um alerta de aplicação da FCC sobre interferência.
A ANFR denunciou o uso do jammer ao Ministério Público, que apreendeu o aparelho e está investigando o crime.