Em breve, os Pacotes Flatpak logo terão sua própria loja graças ao GNOME Souk. Conheça melhor esse software e porque ele é necessário.
A Snap Store já existe há muito tempo. Na verdade, o Ubuntu 20.10 já inclui esta loja por padrão que, algumas pessoas, não gostam nem um pouco e recomendo instalar o usual Software GNOME que nos permite, após instalar vários pacotes e adicionar um repositório, visualizar e instalar os pacotes Flathub.
Mas se o que queremos é uma experiência mais focada, o GNOME Souk já está sendo desenvolvido, uma nova loja da qual falaremos neste artigo.
Pacotes Flatpak logo terão sua própria loja graças ao GNOME Souk
A primeira coisa que devemos saber é que ele ainda está em desenvolvimento e quem quiser testá-lo deverá fazer o download e instalar o código de sua página GitHub. É uma App Store baseada em Flatpak.
Como tal, não precisamos instalar nenhum plug-in ou adicionar um repositório extra, como fazemos se usarmos o software GNOME ou o Discover. É instalar e usar.
Quando você abre o Souk pela primeira vez, pode ver a lista de aplicativos Flatpak listados por categorias com as escolhas do Editor. Você pode rolar e navegar facilmente em seus aplicativos.
Outra coisa a ter em mente é que Souk foi escrito em GTK4, que está para ser lançado oficialmente, e em Rust.
Por outro lado, seu desenvolvedor garante que foi criado do zero para ser uma loja que funcione perfeitamente em desktops ou dispositivos móveis, como o PinePhone, o PineTab ou o Librem 5. Quanto aos celulares, ajuda a ser ágil.
Explicado o acima exposto, devemos nos perguntar: vale a pena? Bom, agora você tem que instalar seguindo as instruções fornecidas no GitHub mas, quando é mais fácil e direto, eu pessoalmente tenho minhas dúvidas.
Sim, será a maneira mais fácil de acessar os aplicativos Flathub para usuários menos experientes, mas acho que é melhor adicionar suporte à nossa loja de software, como GNOME Software ou Discover.
No Pamac de Manjaro, isso está a um clique de distância.
De qualquer forma, o GNOME Souk já está em desenvolvimento e visa facilitar as coisas, algo que não parece tão ruim em dispositivos como dispositivos móveis.