Finalmente foi lançada a primeira versão estável do Otter Browser, o Otter Browser 1. Confira as novidades dessa versão e veja como instalar.
- Como instalar o navegador Vivaldi no Linux
- Como instalar o navegador Waterfox no Linux manualmente
- Como instalar o navegador Microsoft Edge Dev no Linux via Flatpak
Otter Browser é um navegador independente de mecanismos de navegação específicos e destina-se a usuários avançados que não aceitam tendências para simplificar a interface e reduzir seus recursos de personalização.
Uma característica distintiva do Otter é sua modularidade, que permite conectar diferentes backends e permite substituir componentes como o gerenciador de favoritos ou a interface do histórico de navegação.
Atualmente, backends baseados em QtWebKit e QtWebEngine (Blink) estão disponíveis. No futuro, você pode receber suporte para o mecanismo Mozilla Gecko.
O navegador fornece a maioria das funções básicas do Opera, incluindo a home page, o configurador, o sistema de favoritos, a barra lateral, o gerenciador de downloads, a interface para ver o histórico de visitas, a barra de pesquisa, a capacidade de salvar senhas, o sistema para salvar/restaurar sessões, modo de tela cheia e verificação ortográfica.
Também foi adicionado suporte para manipular solicitações para imprimir página.
Por outro lado, esse navegador Web tem suporte para criar menus arbitrários no painel, adicionar seus próprios elementos aos menus contextuais, ferramentas para personalização flexível do painel e a barra de favoritos, a possibilidade de alterar estilos.
Novidades do Otter Browser 1
Após um longo período de desenvolvimento, foi apresentada a primeira versão estável do navegador Web Otter (1.0), que é um navegador da Web que visa recriar a interface clássica do navegador Opera, especificamente da sua versão 12.
Comparado com a última versão de teste, esta versão do Otter 1.0 melhorou o backend experimental baseado no motor QtWebEngine (Blink).
Além disso, o link da caixa de diálogo de controle de download é fornecido para a guia que iniciou o download.
Os desenvolvedores também adicionaram o suporte para processar solicitações de impressão.
Em versões futuras, esperamos um catálogo de endereços conjunto, um cliente de e-mail integrado, módulos para sistemas de mensagens instantâneas e BitTorrent, a possibilidade de completar formulários automaticamente, suporte a extensões (API do Chrome) e funcionalidade no estilo Opera Link.
Para saber mais sobre essa versão do Otter Browser, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Otter Browser
Para instalar a versão mais recente do Otter Browser, use esse tutorial:
Otter Browser no Ubuntu: uma versão alternativa do Opera 12.x