Má noticia para quem já está usando a próxima versão do sistema da Canonical, o OS Prober vem desabilitado no Ubuntu 22.04 e há problemas.
Normalmente, quando você instala o Ubuntu junto com o Windows como um sistema de inicialização dupla, o Ubuntu adicionará o carregador de boot GRUB – incrível – e preencherá esse carregador de boot com links para qualquer outro sistema operacional, como o Windows (ou tecnicamente inicializará no gerenciador de boot do Windows ) – também incrível.
O problema é que isso não acontece mais ao instalar o Ubuntu 22.04. Em vez disso, depois de terminar de instalar o Jammy e reiniciar, só pude inicializar o Ubuntu.
Para inicializar o Windows, é preciso usar o menu do gerenciador de inicialização. Embora um toque fraco da tecla F10 não seja exatamente difícil, é menos do que preferível.
Então o que está acontecendo? Bem, acontece que o OS Prober vem desabilitado no Ubuntu 22.04!
OS Prober vem desabilitado no Ubuntu 22.04
Sim. O OS Prober vem desabilitado no Ubuntu 22.04, e por causa disso, a instalação do Ubuntu 22.04 agora entrega um menu GRUB sem uma opção de gerenciador de inicialização do Windows.
Isso era uma peculiaridade do Windows 11? Deveria ser usado o gerenciador de partição avançado para instalar o Ubuntu 22.04? Ou isso foi um sinal de que o universo tem isso para mim ?!
Eh, nenhum desses. Acontece que há uma grande mudança na forma como o GRUB funciona no Ubuntu 22.04.
Se você estiver fazendo várias inicializações com outros Linux e Windows, pode encontrar um problema, ao atualizar/atualizar o Ubuntu (talvez com outros Linux também) em algum momento, ele pararia de ver outras distros e Windows.
A causa? O recurso OS_prober vem desabilitado por padrão no GRUB 2.06, que é a versão incluída no Ubuntu 22.04. Esta é uma mudança upstream projetada para combater possíveis problemas de segurança com o recurso de detecção de sistema operacional (ele monta partições para verificar outros sistemas operacionais, isso pode ser aproveitado, etc).
Portanto, no momento, o Ubuntu 22.04 (ou mais precisamente o GRUB no Ubuntu 22.04) não detecta nenhum outro sistema operacional durante ou após a instalação.
Julian Andres Klode do Ubuntu reconhece que isso é “… um pouco controverso e o resultado não é necessariamente no melhor interesse de nossos usuários”.
Uma solução alternativa (por enquanto) é adicionar GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
no arquivo /etc/default/grub
.
Clique em salvar e execute sudo update-grub
para deixá-lo fazer seu trabalho.
Finalmente, reinicie e pronto: um menu GRUB com coisas nele:
O fato é: desativar a desativação do sondador de sistema operacional não é uma solução ideal, dadas as preocupações de segurança mencionadas acima.
Por outro lado, não ter um menu de inicialização GRUB com links para inicializar outros sistemas operacionais instalados é um grande downgrade no comportamento anterior
É uma situação difícil. Os desenvolvedores do Ubuntu estão considerando a possibilidade de reativar o os-prober; para executar o os-prober apenas uma vez, durante o tempo de instalação (como outras distros Linux fazem); ou até mesmo criando um novo módulo GRUB “que passa pelas opções de inicialização UEFI e cria um submenu, então configura BootNext e reinicia a máquina quando você seleciona um item”.
Não há uma opção fácil, então será interessante ver como isso se desenrola antes da chegada do Ubuntu 22.04 na próxima primavera. Ser capaz de ter um dual-boot funcional é um grande negócio para muitos usuários existentes, bem como para muitos usuários em potencial.
Enquanto isso, se você instalar o Ubuntu e encontrar menos alguns sistemas operacionais no menu GRUB, espero que esta dica seja tão útil para você quanto foi para mim!