Em breve, os gráficos NVIDIA podem chegar aos Chromebooks e PCs com processadores MediaTek. Confira os detalhes dessa iniciativa.
A NVIDIA pode estar adquirindo a ARM e lançando vários novos processadores baseados em ARM para data centers e veículos autônomos.
Mas a empresa também está fazendo parceria com outros fabricantes de chips para levar os gráficos NVIDIA a novos lugares – incluindo supercomputadores, hardware de ponta e computadores pessoais com processadores baseados em ARM.
Do ponto de vista do consumidor, um dos anúncios mais interessantes é que a NVIDIA e a MediaTek estão trabalhando juntas em uma plataforma de referência para computadores com processadores baseados em ARM da MediaTek e gráficos NVIDIA.
As duas empresas anunciaram uma plataforma de referência com suporte para kits de desenvolvimento de software Chromium, Linux e NVIDIA que pode levar a Chromebooks ou outros laptops com processadores baseados em ARM e gráficos da série NVIDIA RTX 30.
Os gráficos NVIDIA podem chegar aos Chromebooks e PCs com processadores MediaTek
Por enquanto, isso é tudo que sabemos sobre a parceria. Mas é interessante notar que a NVIDIA menciona SDKs para Chromium e Linux, mas não para Windows.
Embora a Microsoft ofereça uma versão do Windows que roda em processadores ARM, até agora o único Windows em PCs ARM lançado tem todos os processadores Qualcomm Snapdragon.
Isso pode mudar em breve – a Samsung está trabalhando em um laptop Windows com processador Exynos da Samsung. Mas até agora não há indicação de que os PCs Windows com MediaTek estejam a caminho.
Mas os processadores MediaTek provaram ser populares em Chromebooks nos últimos anos, e a empresa é um jogador importante no orçamento de smartphones e tablets Android.
Alguém precisa de um Chromebook com uma placa gráfica discreta e suporte para traçado de raios? Talvez não agora.
Mas há indicações de que o Google planeja transformar o Chrome OS em uma plataforma séria para jogos no futuro, então hardware de última geração com baixo consumo de energia, processadores baseados em ARM e gráficos discretos pode realmente fazer muito sentido.
A NVIDIA também lançou seis novas GPUs NVIDIA Ampere para laptops e desktops projetadas para uso profissional em vez de jogos.
A empresa diz que suas novas placas gráficas NVIDIA RTX A4000 e A5000 para estações de trabalho desktop apresentam até 2X o desempenho de gráficos da geração anterior para AI e renderização em tempo real, enquanto as novas GPUs RTX A2000, A3000, A4000 e A5000 são projetadas para laptops .