Se você é fã do console de jogos da Sony, conheça o Orbital, um emulador de PlayStation 4 que emula a GPU AMD do PS4 usando o Vulkan.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Emuladores de consoles existem aos montes e prometem entregar a mesma experiência da plataforma que simulam, só que no PC. Nesse cenário, destacam-se aqueles que entregam o máximo de compatibilidade com os jogos.
Orbital – Um emulador de PlayStation 4 que emula a GPU AMD do PS4 usando o Vulkan
O Orbital é um projeto de código aberto que fornece um emulador de PlayStation 4 baseado em virtualização que ainda está em seus estágios iniciais, mas o que o torna interessante são seus detalhes técnicos, incluindo o uso do Vulkan/SPIR-V.
O Orbital utiliza o QEMU e outros componentes de código aberto. Neste estágio, ele não roda nenhum jogo PS4, mas é capaz de inicializar em modo seguro nos kernels PS4 5.xx.
O suporte gráfico é obtido através da emulação total do processador gráfico AMD Sea Islands do PS4 usando o Vulkan e então recompilando dinamicamente o bytecode GCN no SPIR-V para que o IR comum possa então ser enviado para o driver Vulkan do sistema host.
Com essa configuração, eles podem ver as saídas de gráficos, incluindo as mensagens de erro do PS4:
Orbital está sendo trabalhado atualmente no Windows, macOS e Linux. Os requisitos do sistema serão substanciais, já exigindo CPUs compatíveis com AVX2 e 12 GB de RAM.
Claro, o Orbital não tem a bênção da Sony, mas se você estiver interessado em mergulhar no código – não é algo útil para os jogadores ainda nem provável por algum tempo – e aprender mais sobre a emulação de GPUs Radeon usando Vulkan/SPIR-V, o projeto está hospedado no GitHub, onde eles também têm um roadmap (roteiro).
O que está sendo falado no blog
- Stadia é o serviço de jogos na nuvem do Google usando Linux
- Orbital Um emulador de PlayStation 4 que emula a GPU AMD do PS4 usando o Vulkan
- Firefox 66 lançado com compatibilidade para o GNOME Desktop
- Kodi Foundation agora faz parte da Linux Foundation
- MATE 1.22 lançado com correções de bugs críticos e melhorias
- Mesa 18.3.5 lançado com correções de driver Intel/Radeon Vulkan
- Cloudflare lançou duas novas ferramentas de interceptação HTTPS