Conheça o Orange Pi OS, o sistema operacional para a placa Orange Pi. Confira os detalhes desse sistema criado pela fabricante da placa.
O fabricante da linha Orange Pi de computadores de placa única (entre outras coisas) oferece um punhado de imagens Android ou Linux que podem ser instaladas na maioria dos produtos da empresa.
Mas, na maioria das vezes, são apenas sistemas operacionais existentes que foram ajustados para oferecer suporte ao hardware Orange Pi.
Agora, a Shenzhen Xunlong Software começou a desenvolver seu próprio sistema operacional Orange Pi para alguns de seus computadores mais recentes.
Orange Pi OS, o sistema operacional para a placa Orange Pi
Na verdade, existem algumas versões diferentes do Orange Pi OS. Um deles é baseado no Android e já está disponível para instalação no teclado do computador Orange Pi 800.
No ano que vem a empresa planeja lançar um sistema operacional baseado no Arch Linux e outro baseado no OpenHarmony.
OrangePi OS (Droid)
O primeiro a ser lançado é o Orange Pi OS (Droid) baseado em Android. É basicamente o mais recente de uma longa linha de tentativas de transformar o Android em um sistema operacional de desktop.
Como aponta o site CNX Software, o design parece fortemente influenciado pelo Windows 11.
Há uma barra de tarefas na parte inferior da tela. A gaveta de aplicativos foi transformada em algo mais parecido com o Menu Iniciar do Windows. E os aplicativos são abertos em janelas que podem ser movidas, redimensionadas, maximizadas e minimizadas.
Há também um Centro de Controle no lugar das Configurações Rápidas, que empresta algumas imagens do painel de configurações rápidas do Windows 11. E alguns aplicativos como o Gerenciador de Arquivos emprestam muito do Windows também.
Prefere o macOS ao Windows? De acordo com o wiki do Orange Pi, os usuários eventualmente poderão alternar entre visualizações semelhantes às do Windows e do Mac, embora essa opção pareça não estar disponível ainda.
OrangePi OS (Arch)
Esta versão do sistema operacional Orange Pi será baseada no Arch Linux. Mas, embora o Arch seja conhecido por ter uma curva de aprendizado um pouco íngreme, a empresa promete que esse sistema operacional será “amigável e adequado para usuários novatos e experientes do Linux”.
Espera-se que venha com alguns aplicativos pré-instalados, incluindo LibreOffice e Kodi. Mas também é personalizável, com suporte para ambientes de desktop GNOME, KDE ou Xfce, entre outras coisas.
Você pode encontrar mais detalhes sobre esta compilação no site da Orange Pi, mas ainda não há nada disponível para download.
OrangePi OS (OH)
O OpenHarmony é uma versão de código aberto do HarmonyOS da Huawei, que é o sistema operacional para smartphone e smart TV que a empresa começou a usar depois que foi impedida de acessar a Google Play Store em seus dispositivos Android.
Embora eu não espere que este software seja tão popular fora da China, ele pode ser útil em regiões onde os produtos da Huawei são vendidos, pois permitiria aos usuários construir seu próprio hardware compatível com o ecossistema da Huawei.