Diante da mudança de licenciamento da líder mundial de Infrastructure as Code, a Oracle trocou o Terraform pelo OpenTofu.
Terraform, a ferramenta líder mundial de Infrastructure as Code (IaC, ou infraestrutura como código) para construir, alterar e retrabalhar recursos locais e em nuvem, passou por grandes mudanças no ano passado.
A saga começou em agosto passado, quando a HashiCorp revisou o licenciamento de seu principal produto, o Terraform, removendo-o efetivamente do domínio do software de código aberto.
Isto desencadeou uma reação imediata da comunidade FOSS, levando à emergência do projeto OpenTofu sob a égide da The Linux Foundation.
Oracle trocou o Terraform pelo OpenTofu
O OpenTofu oferece uma alternativa gratuita, de código aberto e totalmente compatível ao Terraform. O projeto ganhou força rapidamente, pois atualmente fornece uma versão 1.7 estável que atende a todas as necessidades de IaC.
Só para acrescentar, recentemente, a HashiCorp foi adquirida pela IBM por US$ 6,4 bilhões, um movimento que praticamente respondeu a todas as ações anteriores da empresa.
Terri Noyes, Diretora de Gerenciamento de Produtos da Oracle, anunciou recentemente em um post que a nova versão do Enterprise Business Suite (EBS) Cloud Manager, uma ferramenta projetada para ajudar a gerenciar ambientes Oracle EBS no Oracle Cloud Infrastructure (OCI), faz a transição do Terraform para o OpenTofu.
“Além disso, deixamos de usar a infraestrutura Terraform como ferramenta de código para OpenTofu. Observe que isso não afeta a funcionalidade do Cloud Manager. É altamente recomendável que você adote esta nova versão 24.1.1.1 do Cloud Manager o mais rápido possível.”
Deixe-me dizer: isso é grande. Quando uma gigante da tecnologia como a Oracle decide dar um passo como este, é um claro endosso à qualidade do software.
Também fala muito sobre o OpenTofu, que, em apenas nove meses, evoluiu de um projeto recém-nascido para ser reconhecido e adotado ao mais alto nível nos círculos empresariais de tecnologia. É realmente notável!
No entanto, por uma razão simples, é improvável que o OpenTofu ultrapasse o Terraform como a principal ferramenta IaC em breve.
O domínio de longa data do Terraform é reforçado por uma vasta base de usuários cultivada durante seus anos como software gratuito e de código aberto, um impulso que continua a beneficiá-lo.
No entanto, as expectativas são de que o OpenTofu surja como a opção preferida no futuro devido à sua natureza de código aberto, o que evita problemas de licenciamento para quem procura uma solução IaC confiável.
De qualquer forma, saudamos a decisão da Oracle e prevemos um futuro brilhante para o projeto OpenTofu.