Foi lançado o Oracle Solaris 11.4 SRU30 com várias atualizações de pacotes. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O Solaris é uma variante proprietária do Unix desenvolvido pela Sun Microsystems. Versões anteriores, baseadas no BSD UNIX, eram chamadas de SunOS.
A mudança para uma base de código do System V no SunOS 5 foi marcada pela alteração do nome para o Solaris 2. Versões anteriores foram denominadas retroativamente Solaris 1.x. Após a versão 2.6, a Sun deixou cair o “2” do nome.
A partir da versão 10, a licença do Solaris mudou e o produto foi distribuído gratuitamente para qualquer sistema ou propósito.
Basicamente, o Solaris consiste no sistema operacional base SunOS UNIX mais um ambiente gráfico de usuário. Ele é escrito de maneira independente de plataforma e está disponível para processadores SPARC e x86 (incluindo x86_64).
A Oracle continua mantendo o Solaris 11.4 com atualizações de lançamento estáveis mensais, mas ainda não há sinal público de nada além do 11.4 para este sistema operacional que já foi emocionante durante os dias da Sun Microsystems.
Mas com o lançamento do SRU30 11.4 desta semana, pelo menos há muitas atualizações de pacote.
A Oracle lançou na semana passada o Solaris 11.4 Stable Release Update 30, quase três anos desde o lançamento do Solaris 11.4.
Novidades do Oracle Solaris 11.4 SRU30
Existem várias atualizações de pacote proeminentes com Solaris 11.4 SRU30, incluindo Python 3.9, Perl 5.32, GNU Debugger 10.1, LLVM Clang 11.0, OpenSSH 8.2 e muitas outras atualizações de pacote.
Solaris 11.4 SRU30 também inclui a atualização de muitos dos componentes da área de trabalho GNOME em relação ao estado 3.36/3.38. Existem muitas outras atualizações de pacote que também foram realizadas em nome da segurança.
Além da abundância de pacotes atualizados com Solaris 11.4 SRU30, também houve um pouco de trabalho de recursos.
Uma adição ao SRU30 que vale a pena mencionar é o suporte para Intel User Mode Instruction Prevention – UMIP finalmente é suportado no mundo Solaris.
A prevenção de instruções do modo de usuário é encontrada em CPUs Intel desde Cannon Lake e no Zen 2 de tamanho do lado da AMD.
UMIP impede que certas instruções sejam executadas quando acima do nível de anel zero. O UMIP tem como objetivo evitar ataques de escalada e fornecer outras proteções de segurança.
A longa lista de atualizações de pacotes e outras alterações do Solaris 11.4 SRU30 pode ser encontrada no blog da Oracle.
Baixe e experimente o Oracle Solaris 11.4 SRU30
A imagem ISO do Oracle Solaris 11.4 SRU30 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux