Foi lançado o Oracle Solaris 11.4 CBE como uma edição para desenvolvedores. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
O Solaris é uma variante proprietária do Unix desenvolvido pela Sun Microsystems. Versões anteriores, baseadas no BSD UNIX, eram chamadas de SunOS.
A mudança para uma base de código do System V no SunOS 5 foi marcada pela alteração do nome para o Solaris 2. Versões anteriores foram denominadas retroativamente Solaris 1.x. Após a versão 2.6, a Sun deixou cair o “2” do nome.
A partir da versão 10, a licença do Solaris mudou e o produto foi distribuído gratuitamente para qualquer sistema ou propósito.
Basicamente, o Solaris consiste no sistema operacional base SunOS UNIX mais um ambiente gráfico de usuário. Ele é escrito de maneira independente de plataforma e está disponível para processadores SPARC e x86 (incluindo x86_64).
A Oracle continua mantendo o Solaris 11.4 com atualizações de lançamento estáveis mensais, mas ainda não há sinal público de nada além do 11.4 para este sistema operacional que já foi emocionante durante os dias da Sun Microsystems.
A Oracle começou a disponibilizar uma nova versão do Solaris 11.4 para desenvolvedores de código aberto/livre e para uso pessoal fora da produção.
O Oracle Solaris 11.4 “CBE” foi anunciado com pouca fanfarra no mês passado para o que muitos entusiastas de sistemas operacionais de código aberto provavelmente argumentarão que é muito pouco, muito tarde.
Novidades do Oracle Solaris 11.4 SRU30

O Solaris 11.4 CBE é o “Common Build Environment” e destina-se a desenvolvedores de código aberto e uso estritamente pessoal de não produção… Isso se você quiser o Solaris para novas instalações em 2022.
A nova versão “CBE” do Solaris 11.4 é efetivamente uma versão contínua e, da perspectiva da Oracle, espera facilitar a integração do software de código aberto usado pelo Solaris, em vez de ficar vinculado à versão 11.4.0 GA datada.
O download do novo Solaris 11.4 CBE requer uma conta Oracle. As compilações do CBE também são descritas como “semelhantes a uma versão beta, são compilações de pré-lançamento de uma SRU específica”.
A licença de uso para não produção é concedida sob o Contrato de Licença de Adote Prévio da Oracle Technology Network para Oracle Solaris.
A Oracle permitirá a atualização dessas versões CBE gratuitas para versões SRU pagas sob contratos de suporte da Oracle.
Para mais detalhes sobre o Solaris 11.4 CBE acesse o blog da Oracle.
Baixe e experimente o Oracle Solaris 11.4 CBE
A imagem ISO do Oracle Solaris 11.4 CBE já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux