Oracle Linux 9.5 lançado com o OpenJDK 17 e o .NET 9.0

E foi lançada a mais recente versão do sistema da Oracle, o Oracle Linux 9.5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e construída a partir de pacotes fonte para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux customizado e testado rigorosamente chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite que administradores atualizem o kernel sem uma reinicialização.

Agora, Simon Coter anunciou o lançamento da versão 9.5 do Oracle Linux.

Novidades do Oracle Linux 9.5

Oracle Linux 9.5 lançado com o OpenJDK 17 e o .NET 9.0
Oracle Linux 9.5 lançado com o OpenJDK 17 e o .NET 9.0

Depois que o RHEL 9.5 apareceu há uma semana, seguido pelos lançamentos relativos do AlmaLinux 9.5 e do Rocky Linux 9.5, hoje, a Oracle lançou oficialmente seu Oracle Linux 9.5, que traz uma série de melhorias para as plataformas Intel/AMD e Arm de 64 bits.

Com a tecnologia Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) Release 7 Update 3 da Oracle e o Red Hat Compatible Kernel (RHCK), o Oracle Linux 9.5 oferece 100% de compatibilidade binária de aplicativos com o RHEL, garantindo operações de aplicativos perfeitas sem interrupções.

Em relação às novidades, o Oracle Linux 9.5 traz vários avanços notáveis ​​em compiladores, ferramentas de desenvolvimento, segurança, linguagens de programação dinâmicas e gerenciamento de contêineres. Aqui está uma análise mais detalhada dos principais recursos:

  • Atualização do Java : o sistema padrão do Java faz a transição para o OpenJDK 17, oferecendo melhor desempenho de tempo de execução e ferramentas para desenvolvedores.
  • .NET 9.0 : esta atualização oferece suporte a C#13 e F#9, introduz recursos de aprendizado de máquina por meio do ML.NET e otimiza o ASP.NET Core para autenticação e desenvolvimento de aplicativos prontos para a nuvem.
  • Conjuntos de ferramentas aprimorados :
    • GCC Toolset 14, incluindo GCC 14.2.1 e outras ferramentas atualizadas como binutils, dwz e valgrind.
    • Rust Toolset 1.79 e Go Toolset 1.22.5 para ambientes de programação modernos.
    • GDB 14.2 para depuração avançada.

Em relação à programação dinâmica e tecnologias da web, o Oracle 9.5 também tem muito a oferecer:

  • Python : o desempenho aprimorado do interpretador leva a uma execução mais rápida.
  • Node.js 22 : Um novo fluxo de aplicativo que fornece acesso à versão mais recente do Node.js.
  • Atualização HTTPD : o servidor HTTP Apache foi atualizado para a versão 2.4.62 para melhorar os recursos de hospedagem na web.

Do lado dos aprimoramentos de segurança, vale a pena mencionar as seguintes alterações no Oracle Linux 9.5:

  • OpenSSL 3.2.2 : implementa operações criptográficas avançadas, alinha-se com os padrões FIPS 140-3 e inclui patches críticos para fortalecer a segurança do sistema.
  • OpenSSH 8.7p1-43 : agora oferece suporte a tamanhos de chave padrão configuráveis ​​para geração de chaves de host SSH.
  • Guia de segurança SCAP 0.1.74 : apresenta novos perfis STIG para maior conformidade com os padrões DISA e orientação adicional alinhada às políticas de segurança cibernética australianas.

O console da web Cockpit, atualizado para a versão 323, também apresenta um Gerenciador de arquivos para operações de arquivo simplificadas, como navegação, cópia e upload diretamente por meio de uma interface da web.

Por fim, a popular ferramenta de gerenciamento de contêineres Podman agora está atualizada para a versão 5.2, garantindo compatibilidade com os padrões de contêiner mais recentes e oferecendo usabilidade aprimorada para desenvolvedores.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Oracle Linux 9.5

A imagem ISO do Oracle Linux 9.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.