E foi lançada a mais recente versão do sistema da Oracle, o Oracle Linux 9.2. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e construída a partir de pacotes fonte para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux customizado e testado rigorosamente chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite que administradores atualizem o kernel sem uma reinicialização.
Agora, Simon Coter anunciou o lançamento da versão 9.2 do Oracle Linux.
Novidades do Oracle Linux 9.2
As versões mais recentes do Oracle Linux aprimoram a experiência do usuário em implantações no local, na nuvem e na borda, com foco na consistência operacional e na eficiência aprimorada, para acelerar o tempo de lançamento no mercado de ativos críticos de infraestrutura.
O Oracle Linux agora oferece suporte a atualizações off-line.
As atualizações off-line podem ajudar a proteger um sistema durante as atualizações executando instalações de pacote após uma reinicialização e antes do carregamento de bibliotecas que podem ser afetadas por atualizações de pacote.
Com esse aprimoramento, os serviços em execução não serão afetados pelas atualizações do sistema operacional.
Com atualizações offline, o DNF não aplica as atualizações diretamente, mas notifica o processo do systemd que as atualizações precisam ser aplicadas.
O lançamento vêm com os pacotes Unbreakable Enterprise Kernel Release 7 Update 1 (UEK R7U1) e Red Hat Compatible Kernel (RHCK) mais recentes.
O Oracle Linux 9 Update 2 vem com as seguintes opções de kernel:
- UEK R7U1, kernel-uek-5.15.0-101.103.2.1 para plataformas x86_64 e aarch64
- Kernel compatível com Red Hat (RHCK), kernel-5.14.0-284.11.1 para plataforma x86_64
O Oracle Linux agora inclui um pacote de ferramentas de contêiner atualizado que oferece integração aprimorada entre o Oracle Linux e os tempos de execução de contêineres locais; este pacote inclui versões aprimoradas para as ferramentas Podman, Buildah, Skopeo, crun e runc.
O Oracle Linux 9 Update 2 pode executar cargas de trabalho em contêiner no systemd para implantações mais confiáveis.
Essa integração permite que o systemd gerencie dependências de serviço, monitore o ciclo de vida e o estado do serviço, reinicie serviços em caso de falha e gerencie atualizações/reversões automáticas para seus contêineres.
O Podman 4.4, agora incluído no Oracle Linux 9 Update 2, adicionou o comando “podman generate systemd” para criar um arquivo de unidade diretamente de um contêiner em execução.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Oracle Linux 9.2
A imagem ISO do Oracle Linux 9.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux