E foi lançado o Oracle Linux 8 Update 1 traz segurança melhorada e atualizações mais recentes. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e criada a partir de pacotes de origem para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux de construção personalizada e rigorosamente testado chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com os produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite administradores para atualizar o kernel sem uma reinicialização.
Agora, a Oracle anunciou o lançamento e a disponibilidade geral da primeira grande atualização da última série de sistemas operacionais Oracle Linux 8.
Baseado no lançamento do Red Hat Enterprise Linux 8.1, o Oracle Linux 8 Update 1 chega seis meses após o lançamento da série de sistemas operacionais Oracle Linux 8, que adiciona um novo método de distribuição que combina o BaseOS e o Streams de Aplicativos.
Ele adiciona componentes atualizados e segurança aprimorada para controlar e proteger melhor suas instalações na área de trabalho e na nuvem.
Sobre tudo isso, a Oracle disse o seguinte:
“Com o Oracle Linux 8, o ambiente operacional principal e os pacotes associados a um servidor Oracle Linux 8 típico são distribuídos por meio de uma combinação do BaseOS e do Streams de Aplicativos. O BaseOS oferece a você um espaço de usuário em execução para o ambiente operacional. O Application Streams fornece uma variedade de aplicativos que foram distribuídos anteriormente em coleções de software, além de outros produtos e programas, que podem ser executados no espaço do usuário.”
Novidades do Oracle Linux 8 Update 1
Os destaques do Oracle Linux 8 Update 1 incluem pacotes de kernel Linux 4.18.0-147.el8 do Red Hat Compatible Kernel (RHCK) para plataformas Intel e AMD de 64 bits (x86_64), que adicionam correções de bugs, correções de segurança e aprimoramentos, mas também remove o suporte para os sistemas de arquivos Btrfs e OCFS2 e move o módulo VDO Ansible para pacotes Ansible.
Além disso, ele adiciona suporte de instalação para plataformas ARM de 64 bits (AArch64) como uma versão de visualização do desenvolvedor.
Esta versão também apresenta o Udica para permitir que os usuários controlem melhor como um contêiner acessa os recursos do sistema host, criando uma política de segurança personalizada.
Outros componentes atualizados incluem o MySQL 8.0, as ferramentas de espaço do usuário SELinux 2.9 com o tipo boltd_t SELinux para gerenciar dispositivos Thunderbolt 3 e a política SELinux bpf para controlar o Berkeley Packet Filter, a política SELinux 3.14.3, a SETELS 4.2.2, o OpenSSH 8.0p1, o OpenSCAP 1.3. 1 e scap-security-guide 0.1.44.
O console da web do Cockpit também foi atualizado no Oracle Linux 8 Update 1, com suporte para configurações simultâneas de multi-threading (SMT), juntamente com a capacidade de desabilitar o SMT, melhorias na página de gerenciamento de máquinas virtuais e uma página de rede atualizada com novos configurações de firewall.
Por último, mas não menos importante, esta versão adiciona um modo de memória para a tecnologia Intel Optane DC Persistent Memory, que é transparente para o sistema operacional.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Baixe e experimente o Oracle Linux 8 Update 1
Os interessados em executar o Oracle Linux 8 Update 1 em seus computadores ou servidores pessoais podem fazer o download gratuito das imagens de instalação ISO agora mesmo do Oracle Software Delivery Cloud, bem como das imagens oficiais do Docker por meio do Oracle Container Registry e Docker Hub.
Os usuários também podem fazer download de pacotes RPM individuais a partir do Unbreakable Linux Network (ULN) e do servidor Oracle Linux yum.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 222