Oracle Linux 8.7 lançado com base no RHEL 8.7

E foi lançada a mais recente versão do sistema da Oracle, o Oracle Linux 8.7. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e construída a partir de pacotes fonte para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux customizado e testado rigorosamente chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite que administradores atualizem o kernel sem uma reinicialização.

Agora, Simon Coter anunciou o lançamento da versão 8.7 do Oracle Linux.

Novidades do Oracle Linux 8.7

Oracle Linux 8.7 lançado com base no RHEL 8.7
Oracle Linux 8.7 lançado com base no RHEL 8.7

Sim. A equipe do Oracle Linux anunciou a disponibilidade da versão Oracle Linux 8 Update 7 para as plataformas Intel e AMD de 64 bits (x86_64) e Arm (aarch64) de 64 bits.

Assim como em todas as versões do Oracle Linux, esta versão é 100% compatível com o binário do aplicativo com a versão correspondente do Red Hat Enterprise Linux.

Mudanças notáveis ​​estão nas áreas de segurança e alta disponibilidade e permitem que os clientes gerenciem seus sistemas com mais eficiência, simplificando tarefas de administração e operações em escala.

Segurança

  • As bibliotecas do Network Security Services (NSS) são atualizadas para definir o tamanho mínimo da chave para todas as operações RSA de 128 a 1023 bits.
  • Maior conformidade com os requisitos STIG da DISA para Oracle Linux 8, parte do pacote de guias de segurança scap atualizado.

Alta disponibilidade

  • Aprimoramentos foram introduzidos para o Pacemaker, incluindo “multiple-active”, “allow-unhealthy-node”, listas de controle de acesso e UUID para clusters do Pacemaker.
  • O Oracle Linux 8 Update 7 também inclui correções de bugs e segurança, atualizações de recursos e módulos Application Stream atualizados. Ele vem com os pacotes kernel-uek-5.15.0-3.60.5.1 Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) Release 7 e kernel-4.18.0-425.3.1 Red Hat Compatible Kernel (RHCK).

    Para arquiteturas Intel e AMD de 64 bits, o Oracle Linux vem com duas opções de kernel, o Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) e o Red Hat Compatible Kernel (RHCK). Na plataforma Arm, o Oracle Linux vem apenas com UEK.

    Observação: se você estiver atualizando de uma versão anterior do Oracle Linux 8, o kernel não será atualizado automaticamente para UEK R7 em todas as arquiteturas.

    Oracle Linux 8 Update 7 com UEK R7 continua a manter e conceder suporte para o sistema de arquivos btrfs com Oracle Linux e oferece acesso a um dos mais modernos sistemas de arquivos copy on write (COW) para Linux.

    O repositório AppStream yum atualizado para Oracle Linux 8 agora contém módulos atualizados, que são conjuntos de RPMs que podem ou devem ser instalados juntos e inclui pacotes que fornecem suporte adicional para uma variedade de cargas de trabalho, como aplicativos de espaço de usuário, linguagens de tempo de execução, e bancos de dados.

    Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

    Baixe e experimente o Oracle Linux 8.7

    A imagem ISO do Oracle Linux 8.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

    Verifique se a imagem ISO está corrompida

    Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
    Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

    Como gravar uma imagem ISO no Linux

    Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

    Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
    Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
    Como criar um pendrive de instalação
    Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
    Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

    O que está sendo falado no blog

    Sobre o Edivaldo Brito

    Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.