E foi lançada a mais recente versão do sistema da Oracle, o Oracle Linux 8.4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e construída a partir de pacotes fonte para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux customizado e testado rigorosamente chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite que administradores atualizem o kernel sem uma reinicialização.
Agora, a Oracle lançou o Oracle Linux 8.4. Derivado do Red Hat Enterprise Linux 8.4 e totalmente compatível com as distribuições Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e CentOS Linux.
Novidades do Oracle Linux 8.4
Alimentado pelo Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) Release 6 Update 2, que está executando o Linux 5.4.17-2102.201.3, disponível para plataformas de 64 bits (x86_64) e ARM64 (AArch64), o Oracle Linux 8.4 também apresenta o Red mais recente Kernel compatível com Hat como Linux 4.18.0-305 apenas para plataformas de 64 bits (x86_64).
O Red Hat Compatible Kernel atualizado é embalado com vários novos recursos e melhorias, como um recurso de página de memória livre para melhorar a estabilidade e eficiência de recursos do host ao executar o Oracle Linux em uma máquina virtual, o módulo EDAC para lidar com ECC (Código de Erro Correção) de memória e detecção/relatório de erros de paridade de barramento PCI, bem como o módulo de kernel kmod-redhat-oracleasm para o utilitário ASMLib.
No entanto, as maiores mudanças nesta versão são feitas em torno da segurança, já que o Oracle Linux 8.4 introduz um novo plugin RPM como uma substituição do plugin YUM anterior para notificar o daemon fapolicyd, que foi atualizado para a versão 1.0.2, sobre quaisquer mudanças que ocorrem durante as transações RPM.
Além disso, ele vem com libreswan 4.3, que adiciona suporte para VPN baseado em IPsec sobre encapsulamento TCP e suporte IKEv2 de rótulos de segurança para IPsec, Clevis 15, bem como OpenSCAP 1.3.4, junto com scap-security-guide 0.1.54 com um Perfil de Proteção do Sistema Operacional atualizado e um pacote scap-workbench atualizado com suporte para varredura de sistemas remotos sem a necessidade de uma conta root.
Além disso, o Oracle Linux 8.4 apresenta um conjunto de ferramentas atualizado que consiste em GCC 10, Python 3.9, Swig 4.0, Subversion 1.14, Redis 6, PyMySQL 0.10.1, BIND 9.11.26 e Ghostscript 9.27.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Oracle Linux 8.4
A imagem ISO do Oracle Linux 8.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux