E foi lançada a mais recente versão do sistema da Oracle, o Oracle Linux 8.3. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Oracle Linux é uma distribuição Linux de classe empresarial suportada pela Oracle e construída a partir de pacotes fonte para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).
Alguns dos recursos especiais do Oracle Linux incluem um kernel Linux customizado e testado rigorosamente chamado “Oracle Unbreakable Kernel”, forte integração com produtos de hardware e software da Oracle, incluindo a maioria dos aplicativos de banco de dados, e “zero downtime patching” – um recurso que permite que administradores atualizem o kernel sem uma reinicialização.
Agora, a Oracle lançou o Oracle Linux 8.3 como a segunda atualização da mais recente série de sistemas operacionais Oracle Linux 8, baseada no Red Hat Enterprise Linux 8.3.
Novidades do Oracle Linux 8.3
Oracle Linux 8 Update 3 chega seis meses após o Oracle Linux 8.2 e é equipado com o Unbreakable Enterprise Kernel Release 6 (UEK R6) mais recente baseado no Linux 5.4 com suporte upstream de longo prazo kernel, junto com o Red Hat Compatible Kernel (RHCK).
O Red Hat Compatible Kernel (RHCK) incluído no Oracle Linux 8.3 também tem algumas mudanças interessantes, incluindo suporte para o adaptador de rede Mellanox ConnectX-6 Dx, suporte para a biblioteca libbpf para carregar programas eBPF, a ferramenta lshw para extrair informações detalhadas de hardware, e suporte eBPF para KVM (máquinas virtuais baseadas em kernel).
Além disso, /dev/random e /dev/urandom agora são condicionalmente alimentados pelo Kernel Crypto API DRBG (Deterministic Random Bit Generator) no Red Hat Compatible Kernel (RHCK), que desativa o TSX por padrão nas CPUs Intel que permitem que ele seja Desativado.
Entre outras mudanças interessantes, há suporte total para NVMe/TCP no Unbreakable Enterprise Kernel Release 6 (UEK R6) e como uma Amostra de Tecnologia no Red Hat Compatible Kernel (RHCK), a ferramenta SCAP Workbench para gerar remediação baseada em resultados a partir de perfis.
Os destaques desta versão incluem um instalador gráfico muito aprimorado que oferece melhor suporte para dispositivos NVDIMM e configurações estáticas IPv6, gerenciamento de criptografia de disco LUKS2 (Linux Unified Key Setup) para contêineres criptografados por padrão, bem como a adição de “senha raiz” e “configurações de criação de usuário” na tela Resumo da instalação.
Algumas melhorias do SELinux também estão incluídas, como suporte para arquivos e diretórios CephFS individuais para incluir rótulos SELinux, bem como a inclusão da versão 1.0 do daemon de política de acesso a arquivos fapolicyd.
Algumas melhorias de virtualização com foco no hipervisor KVM também estão presentes. Sob o capô, vários componentes principais receberam uma versão mais recente.
Entre eles, há GCC (GNU Compiler Collection) 10, Pacemaker 2.0.4, OpenSCAP 1.3.3, scap-security-guide 0.1.50, Ruby 2.7.1, Node.Js 14, Python 3.8, PHP 7.4, nginx 1.18, Perl 5.30, Squid 4.11, Apache 2.4, Git 2.27, Bind 9.11, Powertop 2.12, Tuned 2.14.0, tcpdump 4.9.3, GnuTLS 3.6.14, libreswan 3.32, libseccomp 2.43, libkcapi 1.2.0, libssh 0.9.4, setools 4.3.0 e stunnel 5.56.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Oracle Linux 8.3
A imagem ISO do Oracle Linux 8.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux