Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras

Para os direitos sobre o que pode usar em seus futuros aparelhos, a Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras.

O conceito de smartphones com telas frontais e traseiras vem de vários anos atrás. Dizemos que é o smartphone muito intrigante, o Yotaphone apresenta isso com um display secundário e-Ink. Também vimos a ZTE expandindo este conceito com sua série M e a Nubia com seu Z20.

No entanto, desde a chegada dos smartphones dobráveis, vimos esse conceito de tela dupla perder algum terreno na indústria, mas então a Xiaomi o trouxe de volta à gama dos smartphones regulares com seu Xiaomi 11 Ultra.

A empresa chinesa introduziu uma pequena tela AMOLED na parte traseira de seu carro-chefe que serve como um visor ao tirar selfies.

O próximo Xiaomi 12 Ultra da empresa pode repetir esse recurso e, de acordo com novas patentes de design (LetsGoDigital), a Oppo também está procurando explorar esse segmento.

Recentemente, a Oppo finalmente recebeu uma patente para um smartphone com uma câmera embaixo da tela.

Agora, a empresa está garantindo os direitos para mais três designs de smartphones com telas traseiras. Todos os três smartphones possuem um display secundário dentro da ilha da câmera.

Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras

Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras
Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras

Esse tipo de design sugere o mesmo cenário de caso de uso que vemos no Xiaomi 12 Ultra. A tela secundária é basicamente um visor que permite usar a câmera principal para capturar suas selfies. Claro, cabe às empresas implementar recursos que expandam esses cenários.
Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras
Oppo certificou três designs para smartphones com telas traseiras

Infelizmente, não achamos que essas soluções virão com a série Oppo Find X5. Considerando os rumores que sugerem esses aparelhos para o primeiro trimestre de 2021, presumimos que eles já tenham passado pelo processo de fabricação.

Essas patentes geralmente são conceitos ou ideias que podem transformá-las em produtos reais ou não. Portanto, as patentes da Oppo nunca poderão ver a luz do dia, e a empresa pode estar apenas garantindo essas ideias.

No entanto, se algo realmente vier desses designs, provavelmente ainda faltam alguns anos.

Oppo pode emprestar o uso de um display secundário da clamshell dobrável – um pequeno painel para notificações, selfies e AOD. Não há nenhuma palavra nas patentes, emitidas pela WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual), sobre se essas telas são sensíveis ao toque ou não.

Por enquanto, a Oppo estará ocupada com o lançamento da nova série Oppo Find X5.

De acordo com a Digital Chat Station, existem três variantes nesta série. Um usará o Snapdragon 8 Gen 1, outro o Dimensity 9000 e o terceiro ainda é desconhecido.

Além disso, a Oppo também prepara um novo smartphone dobrável com dobradiça horizontal. Este vai competir contra o Huawei P50 Pocket.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.