E foi lançado o Opera 77.0.4054.146 com novos recursos e melhorias. Confira todas as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Opera é um navegador web popular, disponível para Linux, Mac OS X e Windows. No passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.
O Navegador Opera também oferece o modo de economia de energia, que oferece duração da bateria até 50% maior e evita o superaquecimento.
Além disso, a versão para Linux vem com todos os mesmos recursos do Opera para Windows e Mac, incluindo Speed Dial, o recurso Discover, Opera Turbo, bookmarks (favoritos) e compartilhamento de favoritos, temas, extensões e muito mais.
Agora, os desenvolvedores do Opera anunciaram uma nova versão de seu navegador que está disponível para Linux, Windows e Mac, o Opera 77.0.4054.146.
Novidades do Opera 77.0.4054.146
De acordo com uma pesquisa da empresa por trás do navegador, 65% das pessoas passaram mais tempo online no último ano e meio. Dois terços também passaram mais tempo online durante seu tempo livre.
É por isso que o novo navegador Opera 77 (conhecido internamente como R5) se concentra em facilitar atividades como videoconferência, entretenimento e trabalho colaborativo.
Janela pop-up para videochamadas
A pesquisa do Opera já mencionada revelou que 57% dos entrevistados usam o navegador para fazer chamadas de vídeo. Mas, ao atender a chamada, gostam de fazer outras atividades com o navegador.
Uma nova funcionalidade compatível com Google Meet, Zoom e Microsoft Teams coloca o vídeo da chamada nas outras guias quando deixamos o que usamos para a vídeo chamada e o retorna ao tamanho original quando voltamos a ele. Também existe a opção de controlar a opacidade da janela flutuante.
Se você é um daqueles que tem muitas guias abertas e não consegue localizar a que precisa, o Opera marca para você uma barra vermelha. Você também pode definir um atalho de teclado.
Quadro de avisos (quadro de avisos)
O novo recurso é um quadro de avisos virtual que nos permite coletar visualmente sites, imagens, links e notas e compartilhá-los com outras pessoas, independentemente do dispositivo de acesso.
Compartilhar um quadro de avisos envolve simplesmente o compartilhamento de um link, e aqueles com quem ele é compartilhado podem ver tudo o que o proprietário do quadro de avisos postar, bem como reagir com emojis.
Os painéis têm uma boa aparência, independentemente do navegador ou dispositivo, e nenhum registro é necessário para usar o recurso. Seu uso é gratuito para todos. Mas, para criar um novo quadro de avisos, você deve usar o Opera e atualizar para a versão mais recente.
Reprodução de música compatível com mais serviços
O Opera já tinha acesso nativo à música da Apple Music, Spotify e YouTube por meio da função Player na barra lateral. Esta edição aumenta o número de serviços de música suportados, incluindo Deezer, Tidal, SoundCloud e Gaana.
O player agora possui controles adicionais para reprodução de música. Basta passar o mouse sobre o ícone do player na barra lateral para abrir um minicontrole pop-up e você pode pular, reproduzir, pausar ou arrastar a linha do tempo de reprodução, sem ter que abrir o painel de funções.
Pesquisar entre as guias
O Opera vem com um recurso de pesquisa de guias que permite que você encontre uma guia específica digitando palavras-chave. A pesquisa com guias é aberta com o atalho CTRL + espaço e pesquisa os títulos das guias e o conteúdo da página.
No caso de você ter vários navegadores conectados à mesma conta do Opera, Pesquisar nas guias também mostrará as guias que estão abertas em todos os dispositivos conectados. O Opera também indica quando há guias duplicadas.
Aspecto visual
As configurações do sistema da nova versão do Opera são mais adequadas para temas claros e escuros, além de incluir novos papéis de parede.
Serviço de mensageiro
A função de mensagens integrada na barra lateral do Opera permite que você converse e navegue ao mesmo tempo, sem ter que trocar de aplicativo ou abrir abas. Opera atualmente oferece acesso nativo ao Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e VKontakte. Você também pode usar o Instagram e o Twitter diretamente da barra lateral.
E para saber mais sobre essa versão do Opera, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Opera nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Opera no Linux