Opera 66.0.3515.103 lançado para resolver problemas com a reprodução de conteúdo DRM e mais

E foi lançado o Opera 66.0.3515.103 para resolver problemas com a reprodução de conteúdo DRM e mais. Confira todas as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Opera é um navegador web popular, disponível para Linux, Mac OS X e Windows. No passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.

Opera 66.0.3515.103 lançado para resolver problemas com a reprodução de conteúdo DRM e mais
Opera 66.0.3515.103 lançado para resolver problemas com a reprodução de conteúdo DRM e mais

Opera é um navegador web popular, disponível para Linux, Mac OS X e Windows. No passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.

O Navegador Opera também oferece o modo de economia de energia, que oferece duração da bateria até 50% maior e evita o superaquecimento.

Além disso, a versão para Linux vem com todos os mesmos recursos do Opera para Windows e Mac, incluindo Speed Dial, o recurso Discover, Opera Turbo, bookmarks (favoritos) e compartilhamento de favoritos, temas, extensões e muito mais.

Agora, foi lançado o Opera 66.0.3515.103, uma grande atualização cheia de mudanças.

Novidades do Opera 66.0.3515.103

Opera 66.0.3515.103 traz algumas correções de bugs, mas delas a Mais importante e o motivo do lançamento desta atualização é a solução para os erros que foram apresentados com o Widevine.

A Widevine é um fornecedor proprietário da tecnologia DRM usada no Google Chrome, Android MediaDRM, Android TV e outros dispositivos eletrônicos de consumo.

O Widevine suporta vários esquemas de criptografia e segurança de hardware para distribuir com segurança o conteúdo de vídeo para os dispositivos do consumidor, de acordo com as regras definidas pelos proprietários do conteúdo.

O Widevine fornece principalmente um CDM (módulo de descriptografia de conteúdo) como cliente do Google Chrome e outros navegadores e dispositivos.

Empresas como Amazon Prime Video, BBC, Hulu, Netflix, Spotify e Disney+ usam Widevine DRM para gerenciar a distribuição de conteúdo premium.

O problema com o Widevine foi apresentado apenas no Linux, portanto, o módulo simplesmente não funciona devido ao endereço modificado do libwidevinecdm.so.

Devido a esse pequeno erro no caminho que apontava para Widevine (que não era válido), o Opera teve problemas com a reprodução do conteúdo.

Muitos usuários nos fóruns do Opera comentaram e a única solução nesse sentido foi executar a instalação manual do libwidevinecdm.so no caminho completo.

A solução é a seguinte e você pode aplicá-la se não desejar atualizar para a nova versão:

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o libwidevinecdm.so. e então você deve editar o arquivo /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera/resources/widevine_config.json, e fornecer o endereço libwidevinecdm.so. Feito isso, basta reiniciar o navegador e pronto.

Por outro lado, outra das novidades desta atualização do Opera tem um ponto positivo e um ponto negativo, já que, a partir desta versão, as solicitações de atualização para as extensões do Opera são enviadas ao Chrome em vez de aos servidores de Opera

Com isso, basicamente, o Opera para de verificar as extensões e deixa todo esse trabalho diretamente na loja de extensões do Google Chrome.

Isso pode ser considerado bom, já que as extensões instaladas não terão mais essa diferença de atualização como as variantes disponíveis para o Google Chrome (já que muitas extensões estavam disponíveis apenas nas versões anteriores no Opera, enquanto no Chrome já estava disponível uma versão mais atualizada).

Por fim, esta versão do Opera 66.0.3515.103 é construída com base no Chromium 79.0.3945.130 e inclui todas as melhorias e correções correspondentes a esta versão.

Para saber mais sobre essa versão do Opera, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Opera 66.0.3515.103

Na maioria das distribuições, após a instalação do pacote pela primeira vez, o repositório oficial também é adicionado, e portanto, a atualização chegará como qualquer outra do aplicativo Atualização de Software ou do Centro de Software da nossa distribuição Linux, se você já tiver instalado o navegador.

Dado que o lançamento foi na última terça-feira, os novos pacotes já devem estar disponíveis; caso contrário, ainda temos que ter um pouco mais de paciência.

Se preferir, para instalar a versão mais recente do Opera nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Opera no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 579

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.