E foi lançado o Opera 65 com mais controle sobre a privacidade. Confira todas as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Opera é um navegador web popular, disponível para Linux, Mac OS X e Windows. No passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.
O Navegador Opera também oferece o modo de economia de energia, que oferece duração da bateria até 50% maior e evita o superaquecimento.
Além disso, a versão para Linux vem com todos os mesmos recursos do Opera para Windows e Mac, incluindo Speed Dial, o recurso Discover, Opera Turbo, bookmarks (favoritos) e compartilhamento de favoritos, temas, extensões e muito mais.
Agora, foi lançado o Opera 65, mais uma importante atualização desse fantástico navegador.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
Novidades do Opera 65
A Mozilla é uma empresa que se preocupa com a privacidade, não apenas de seus usuários, mas de toda a rede.
Para algumas versões, ela está bloqueando os rastreadores por padrão, esses pequenos “extras” dos sites que criam um perfil com base em nossos hábitos de navegação.
Mais recentemente, ela também incluiu uma opção para saber exatamente o que foi bloqueado, e isso também inclui o Opera 65, a versão mais recente de um dos navegadores mais populares.
Como explicam na nota do lançamento do Opera 65, existem alguns desses rastreadores que são positivos para nós e nos permitem não ter que configurar tudo novamente toda vez que entramos em um site, mas a maioria tem outros planos.
A nova versão do Opera nos dará mais controle sobre esses convidados: a função de bloqueio que eles introduziram no Opera 64 pode ser alterada no menu de configuração simples ou nas preferências gerais.
Quando ativado, o ícone de escudo aparecerá na barra de endereço.
Com o lançamento do Opera Reborn 3 na primavera passada, foi introduzida uma interface redesenhada com recursos que incluem um tema claro e escuro, permitindo ajustar o navegador ao seu humor e ajudar você a se concentrar na navegação.
Agora, o Opera continua com as alterações de design do R3 com uma nova versão melhorada da barra de endereços.
Ao acessar a barra de endereço, a página web que estamos usando reduzirá o brilho, o que permitirá ver melhor o que estamos procurando.
O que é mostrado também mudou: os títulos das páginas agora são mostrados primeiro, depois os hiperlinks, favoritos e itens de atalho.
Por outro lado, com base nos comentários da comunidade, eles mudaram a aparência dos favoritos.
Para saber mais sobre essa versão do Opera, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Opera 65
Para instalar a versão mais recente do Opera nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Opera no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.