Palestras do OpenZFS Developer Summit informaram que o OpenZFS 3.0 poderá ter suporte para macOS e DirectIO, enquanto o ZFS para Windows continua.
O OpenZFS Developer Summit anual encerrou ontem com palestras interessantes sobre a implementação do sistema de arquivos ZFS de código aberto e plataforma cruzada.
O co-criador do ZFS Matt Ahrens deu o pontapé inicial como de costume, incluindo o trabalho futuro e as possíveis expectativas para o OpenZFS 3.0.
Dada a cadência de lançamento anual principal, o OpenZFS 3.0 é o próximo para o projeto que atualmente tem suporte para sistemas Linux e FreeBSD.
Alguns dos recursos possíveis expressos para OpenZFS 3.0 incluem suporte a macOS, DirectIO, expansão RAIDZ, namespaces Linux, ZFS no armazenamento de objeto, FIEMAP, propriedades VDEV, DMU assíncrono e muito mais.
OpenZFS 3.0 poderá ter suporte para macOS e DirectIO
No ano que vem, veremos o que acontecerá com a próxima versão do ZFS.
Os detalhes da atualização do OpenZFS Developer Summit 2021 de Ahrens podem ser encontrados neste conjunto de slides.
Como já foi compartilhado, o OpenZFS Developer Summit também hospedou uma atualização sobre o suporte DirectIO pendente que pode chegar ao OpenZFS 3.0. O suporte a DirectIO do OpenZFS parece muito bom com armazenamento NVMe veloz.
Outra palestra interessante deste encontro virtual foi sobre OpenZFS para Windows.
O OpenZFS “ZFSin” tem visto muito trabalho no ano passado, incluindo avanços em melhor desempenho de criptografia, contadores de perfmon e outras otimizações de desempenho.
Mais estabilidade e otimizações de desempenho para suporte ao sistema de arquivos ZFS no Windows continuam em andamento.
O trabalho ainda precisa acontecer para que as alterações do ZFSin voltem ao código-base do OpenZFS para que ele possa ser atualizado no futuro. Veja a atualização de status do Windows por meio desta apresentação de slides.
Veja mais apresentações e outras informações sobre o OpenZFS Developer Summit 2021 por meio do Wiki do OpenZFS.org.