E foi lançado o OpenZFS 2.2-rc3 com suporte para o kernel 6.4, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
OpenZFS é uma plataforma de armazenamento de código aberto que inclui a funcionalidade dos sistemas de arquivos tradicionais e do gerenciador de volume.
Essa software possui muitos recursos avançados, incluindo:
- Proteção contra corrupção de dados. Verificação de integridade para dados e metadados.
- Verificação de integridade contínua e reparo automático de “autocura”
- Redundância de dados com espelhamento, RAID-Z1/2/3 [e DRAID]
- Suporte para alta capacidade de armazenamento – até 256 trilhões de yobibytes (2 ^ 128 bytes)
- Economia de espaço com compressão transparente usando LZ4, GZIP ou ZSTD
- Criptografia nativa acelerada por hardware
- Armazenamento eficiente com instantâneos e clones copy-on-write
- Replicação local ou remota eficiente – enviar apenas blocos alterados com envio e recebimento do ZFS
Enfim, o OpenZFS é uma plataforma de armazenamento que engloba a funcionalidade de sistemas de arquivos tradicionais e gerenciadores de volume, proporcionando confiabilidade corporativa, funcionalidade moderna e desempenho consistente em um pacote fácil de administrar em várias plataformas de sistema operacional.
Agora, o OpenZFS 2.2-rc3 foi lançado como o mais novo lançamento de manutenção para esta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto que atualmente funciona em sistemas Linux e FreeBSD.
Novidades do OpenZFS 2.2-rc3
Parece que o driver do sistema de arquivos OpenZFS 2.2 para sistemas Linux e FreeBSD verá seu lançamento muito em breve, enquanto hoje é o terceiro candidato a lançamento.
Candidatos anteriores ao lançamento do OpenZFS 2.2 trabalharam na compatibilidade do kernel do Linux 6.4, enquanto com 2.2-rc3 o meta tracker no suporte do Linux 6.4 foi marcado como concluído. O OpenZFS 2.2 funcionará no Linux 3.10 por meio de kernels estáveis do Linux 6.4 ou FreeBSD 12.2 e mais recentes.
O OpenZFS 2.2-rc3 também traz várias outras correções de bugs, implementando ioctls de clone do lado do sistema de arquivos e funções de cópia/clone.
Mais amplamente para o OpenZFS 2.2, este lançamento de recurso está trazendo despejo ARC totalmente adaptável, clonagem de bloco, registro de erro de limpeza, suporte a contêiner Linux, somas de verificação BLAKE3 e suporte corretivo de recebimento ZFS.
O suporte a container Linux para OpenZFS 2.2 inclui montagens IDMAPPED no namespace do usuário, suporte OverlayFS e suporte à delegação de namespace Linux.
Os resultados de desempenho do uso de hash BLAKE3 em comparação com algoritmos são bastante positivos, especialmente com BLAKE3 suportando os modos otimizados AVX2 e AVX-512. O desempenho do OpenZFS BLAKE3 é semelhante ao Edon-R, mas sem ressalvas.
O suporte de clonagem de bloco para OpenZFS permite a clonagem de um arquivo ou um subconjunto de seus blocos em outro arquivo ou no mesmo arquivo, criando referências adicionais aos blocos de dados, mas não copiando os próprios dados.
A clonagem de blocos também é descrita como “uma desduplicação rápida e manual”.
Para saber mais sobre essa versão do OpenZFS, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenZFS
Para instalar a versão mais recente do OpenZFS nas principais distribuições Linux, o OpenZFS 2.2-rc3 está disponível para download no GitHub.