E foi lançado o OpenZFS 2.2.1 com correção de bug de clonagem de bloco, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
OpenZFS é uma plataforma de armazenamento de código aberto que inclui a funcionalidade dos sistemas de arquivos tradicionais e do gerenciador de volume.
Essa software possui muitos recursos avançados, incluindo:
- Proteção contra corrupção de dados. Verificação de integridade para dados e metadados.
- Verificação de integridade contínua e reparo automático de “autocura”
- Redundância de dados com espelhamento, RAID-Z1/2/3 [e DRAID]
- Suporte para alta capacidade de armazenamento – até 256 trilhões de yobibytes (2 ^ 128 bytes)
- Economia de espaço com compressão transparente usando LZ4, GZIP ou ZSTD
- Criptografia nativa acelerada por hardware
- Armazenamento eficiente com instantâneos e clones copy-on-write
- Replicação local ou remota eficiente – enviar apenas blocos alterados com envio e recebimento do ZFS
Enfim, o OpenZFS é uma plataforma de armazenamento que engloba a funcionalidade de sistemas de arquivos tradicionais e gerenciadores de volume, proporcionando confiabilidade corporativa, funcionalidade moderna e desempenho consistente em um pacote fácil de administrar em várias plataformas de sistema operacional.
Agora, o OpenZFS 2.2.1 foi lançado como o mais novo lançamento de manutenção para esta implementação de sistema de arquivos ZFS de código aberto que atualmente funciona em sistemas Linux e FreeBSD.
Novidades do OpenZFS 2.2.1
Aqueles que usam o OpenZFS 2.2 vão querer atualizar para o OpenZFS 2.2.1 imediatamente. Foi descoberto um bug de clonagem de bloco que está causando problemas de corrupção de dados para os usuários.
Os usuários do Gentoo relataram um bug de clonagem de bloco onde alguns arquivos copiados estão corrompidos. Pedaços estão sendo substituídos por zeros.
Isso aconteceu com vários usuários do OpenZFS 2.2. Com o OpenZFS 2.2.1, eles recorreram à desativação da clonagem de blocos por padrão. A clonagem de blocos foi um dos novos recursos do OpenZFS 2.2, mas agora não é considerada estável e não deve ser habilitada por padrão.
Além de desabilitar a clonagem de blocos para evitar esse problema de corrupção de dados, o OpenZFS 2.2 também adiciona atualizações para compatibilidade do kernel Linux 6.6. Além disso, uma variedade de outros bugs também foram corrigidos nesta versão pontual.
Para saber mais sobre essa versão do OpenZFS, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenZFS
Para instalar a versão mais recente do OpenZFS nas principais distribuições Linux, o OpenZFS 2.2.1 está disponível para download no GitHub, para compilar a partir dos fontes.
Se essa não é sua preferência, você precisa esperar a nova versão do OpenZFS chegar nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita.