E foi lançado o OpenZFS 2.1 com suporte para o kernel 5.13 e InfluxDB, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
OpenZFS é uma plataforma de armazenamento de código aberto que inclui a funcionalidade dos sistemas de arquivos tradicionais e do gerenciador de volume.
Essa software possui muitos recursos avançados, incluindo:
- Proteção contra corrupção de dados. Verificação de integridade para dados e metadados.
- Verificação de integridade contínua e reparo automático de “autocura”
- Redundância de dados com espelhamento, RAID-Z1/2/3 [e DRAID]
- Suporte para alta capacidade de armazenamento – até 256 trilhões de yobibytes (2 ^ 128 bytes)
- Economia de espaço com compressão transparente usando LZ4, GZIP ou ZSTD
- Criptografia nativa acelerada por hardware
- Armazenamento eficiente com instantâneos e clones copy-on-write
- Replicação local ou remota eficiente – enviar apenas blocos alterados com envio e recebimento do ZFS
Enfim, o OpenZFS é uma plataforma de armazenamento que engloba a funcionalidade de sistemas de arquivos tradicionais e gerenciadores de volume, proporcionando confiabilidade corporativa, funcionalidade moderna e desempenho consistente em um pacote fácil de administrar em várias plataformas de sistema operacional.
Agora, o OpenZFS, foi atualizado hoje para a versão 2.1, um lançamento importante que adiciona novos recursos e melhorias empolgantes.
Novidades do OpenZFS 2.1
A maior mudança do lançamento do OpenZFS 2.1 é o suporte para a série de kernel 5.13 lançada recentemente.
Obviamente, isso significa que você pode usar o sistema de arquivos ZFS em uma distribuição GNU / Linux com kernel Linux 5.13. No momento, o OpenZFS é compatível com os kernels Linux 3.10 a 5.13.
Outros novos recursos importantes do OpenZFS 2.1 incluem suporte a dRAID (RAID sobressalente distribuído) para criar pools usando uma nova variante distribuída de RAIDZ, suporte para o banco de dados de série temporal InfluxDB para coletar estatísticas de pool e uma nova propriedade de compatibilidade que permite aos administradores de sistemas especificar um conjunto de recursos a serem ativados no pool.
“Esse controle refinado facilita a criação de pools portáteis e a manutenção da compatibilidade de pools entre as versões do OpenZFS e entre plataformas”, explicaram os desenvolvedores.
Entre outras mudanças notáveis, esta versão adiciona suporte para conexão automática de CPU e memória, atualiza a opção vdev_id para suportar JBODs encadeados em série no modo multipath e atualiza a opção arcstat com novas estatísticas L2ARC e dois novos argumentos de linha de comando, a saber -a (tudo) e -p (analisável).
Além disso, a opção acltype=posixacl
foi renomeada para acltype=posix
e agora há um alias para compatibilidade com versões anteriores.
Para completar, o OpenZFS 2.1 agora apresenta validação ABI automatizada para interfaces de bibliotecas públicas e páginas de manual mais modernas.
Nos bastidores, há muitas mudanças para melhorar o desempenho de E/S interativa, gerenciamento de memória, tempo de carregamento de módulo e escalabilidade, bem como para reduzir a fragmentação de blocos ZIL e tempo de importação de pool e para otimizar a pré-busca para paralelo cargas de trabalho.
No OpenZFS 2.1 também foram feitas algumas mudanças nos comandos zpool e zfs, então verifique o changelog completo na página GitHub do projeto para mais detalhes.
Para saber mais sobre essa versão do OpenZFS, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenZFS
Para instalar a versão mais recente do OpenZFS nas principais distribuições Linux, o OpenZFS 2.1 está disponível para download no GitHub.