E foi lançado o OpenToonz 1.7 com uma série de melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
OpenToonz é um software de animação 2D publicado pela DWANGO e é baseado na versão Toonz Studio Ghibli. Ele pertence a uma família de software de animação 2D e o aplicativo básico está sendo desenvolvido por Dwango como software de código aberto sob o nome de OpenToonz.
Uma variante comercial estendida para profissionais e estúdios profissionais, o Toonz Premium, está sendo desenvolvido e comercializado pela Digital Video SpA.
A Digital Video também desenvolveu programas como o StoryPlanner, um conjunto de ferramentas focadas na criação de storyboards com informações gráficas e textuais.
O OpenToonz oferece suporte a plug-ins com efeitos implementados usando tecnologias de aprendizado de máquina, por exemplo, usando efeitos, você pode alterar automaticamente o estilo da imagem e simular luz incidente distorcida, como nos desenhos animados filmados com tecnologias clássicas usadas antes do advento dos pacotes de animação digital.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do programa, o OpenToonz 1.7, versão na qual foram feitas uma série de melhorias na área de exportação, além de melhorias na interface, ferramentas e muito mais.
Novidades do OpenToonz 1.7
Nesta nova versão do OpenToonz 1.7, podemos encontrar o suporte para colar imagens através da área de transferência, além de adicionar uma placa de pré-produção com ferramentas para o trabalho de pré-produção, como gerenciamento de cena e Criação de storyboard.
Outra das mudanças que se destaca no OpenToonz 1.7 é que agora o usuário tem a possibilidade de criar seus próprios painéis personalizados.
Também podemos descobrir que um modo de translucidez foi adicionado à janela principal, o que permite ao usuário ver parcialmente todas as janelas do OpenToonz ao mesmo tempo.
Na parte de melhorias de suporte, destaca-se que foi adicionado suporte para o sistema operacional Haiku, bem como suporte para exportação de uma imagem com informações sobre o movimento da câmera e suporte para exportação de animação no formato OCA (Open Cell Animation).
Na ferramenta pincel, um modo de linha reta foi adicionado e cursores de pincel triangulares foram implementados (como no Clip Studio Paint), além do recurso de cache TLV agora pode ser ativado para todos os níveis de plotagem em todos os downloads.
Das outras mudanças que se destacam no OpenToonz 1.7, temos:
- Opções de exportação de cena aprimoradas.
- Adicionada a capacidade de converter o formato TZP para TLV para todos os arquivos no diretório selecionado.
- Novos efeitos visuais Floor Bump Fx Iwa e Flow Fx propostos.
- Adicionado suporte para formatos de som adicionais. Conversão de áudio mais rápida de Fast Render para MP4.
- Adicionado suporte para pincéis GIMP e Mypaint.
- O suporte para estilos MyPaint foi adicionado à ferramenta de geometria.
- Adicionadas opções para girar e virar para o painel.
- Adicionado o modo de combinação “Seleção + Mão livre” para preencher as ferramentas.
- Adicionado suporte para os formatos MOV e APNG.
- Recursos de visualização aprimorados
- Adicionado suporte para renderização usando números de ponto flutuante e um espaço de cores linear para representar cores de pixel.
- Recursos expandidos do Xsheet e escala de montagem. Navegação por tags implementada.
- Adicionada a capacidade de personalizar filtros de cores.
Para saber mais sobre essa versão do OpenToonz, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenToonz
Para instalar a versão mais recente do OpenToonz nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de animação 2D OpenToonz no Linux via Snap
Como instalar o app de animação 2D OpenToonz no Linux via Flatpak