E foi lançado o OpenTofu 1.7.0 com melhorias importantes e vários recursos avançados. Confira as novidades presentes nessa atualização.
OpenTofu é uma ferramenta de infraestrutura como código (IaC) de código aberto projetada para permitir que os usuários definam recursos locais e na nuvem em um formato de arquivo de configuração legível por humanos.
OpenTofu começou como um fork do Terraform da HashiCorp depois que sua licença foi alterada para a restritiva BUSL, juntamente com uma FAQ de licenciamento que muda frequentemente.
Enfim, o OpenTofu é uma ferramenta de infraestrutura como código que permite criar declarativamente uma infraestrutura em nuvem com milhares de APIs, escrevendo seu próprio código ou usando um das dezenas de milhares de módulos fornecidos pela comunidade.
Ele oferece suporte a uma ampla gama de plataformas e serviços em nuvem por meio de APIs. É compatível com os módulos Terraform existentes, tornando-o um substituto potencial para o Terraform em quase todos os casos.
Agora, esse projeto lançou sua segunda versão estável, a 1.7.0.
Novidades do OpenTofu 1.7.0
OpenTofu 1.7.0 introduz vários novos recursos desenvolvidos através de estreita colaboração dentro de sua comunidade.
A versão mais recente, OpenTofu 1.7.0, apresenta vários recursos avançados. Aqui estão eles.
- Criptografia de estado ponta a ponta: esse novo recurso garante que seus arquivos de configuração estejam seguros, não importa onde estejam armazenados. Com opções de integração com sistemas de gerenciamento de chaves como AWS KMS, GCP KMS e OpenBao, seus dados confidenciais ficam protegidos contra acesso não autorizado.
- Funções dinâmicas definidas pelo provedor: esse aprimoramento permite mais flexibilidade, permitindo que os provedores ofereçam recursos e funções personalizadas que podem ser adaptadas com base na sua configuração. Isso significa que agora você pode integrar múltiplas linguagens de programação diretamente em seus projetos OpenTofu, enriquecendo os recursos e possibilidades de integração.
- Blocos de importação e blocos de remoção em loop: essas adições simplificam o gerenciamento de infraestrutura em grande escala e o ciclo de vida de seus recursos, facilitando o gerenciamento de importações em massa e a desativação segura de elementos sem interromper a configuração geral.
Olhando para o futuro, a equipe do OpenTofu já está preparando as bases para a versão 1.8, concentrando-se em recursos altamente solicitados, como avaliação antecipada de variáveis e fornecimento de módulos mais flexível.
Finalmente, agora que a HashiCorp, juntamente com toda a sua gama de produtos, incluindo o Terraform, faz parte da IBM depois de ter sido adquirida pela gigante tecnológica por 6,4 mil milhões de dólares, o papel do projecto OpenTofu parece ainda mais importante como garantia de que a ferramenta terá sua versão gratuita está disponível para uso de todos, sem restrições de licenciamento.
Para saber mais sobre essa versão do OpenTofu 1.7.0, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenTofu
Para instalar a versão mais recente do OpenTofu nas principais distribuições Linux, leia esse tutorial.