O projeto informou que o openSUSE Tumbleweed agora usa o Kernel Linux 4.20, graças a sua última atualização. Confira essa e outras novidades.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
Janeiro foi um mês frutífero para os desenvolvedores do openSUSE Tumbleweed, que conseguiram empilhar um monte de atualizações em um punhado de snapshots lançados através dos arquivos principais desse sistema operacional rolling.
O openSUSE Tumbleweed agora usa o Kernel Linux 4.20
A maior novidade, é claro, é a chegada da mais recente série de kernel, o Linux 4.20, que adiciona muitas novidades ao OpenSuSE Tumbleweed, incluindo suporte para as próximas GPUs AMD Radeon Picasso e Raven 2, suporte estável para o AMD Radeon Pro Vega 20 GPUs, uma nova arquitetura de CPU C-SKY e suporte para CPUs Hygon Dhyana x86.
O kernel Linux 4.20 também adiciona mitigações mais fortes para a vulnerabilidade Specter Variant 4 em CPUs ARM64 (AArch64), melhor proteção Specter Variant 2 userspace-userspace, um novo modelo “Early Departure Time” para TCP, melhorias em gráficos virtualizados, bem como numerosas atualizações e novos drivers para melhor suporte de hardware.
Além do kernel do Linux 4.20, o openSUSE Tumbleweed recebeu todos os aplicativos mais recentes do KDE que são distribuídos como parte dos recém-lançados pacotes de software do KDE Applications 18.12.1 e Frameworks 5.54.0, juntamente com uma pequena atualização do GNU Compiler Collection (GCC) 8 system compiler para incluir um backport de asm inline.
Todos os usuários do Tumbleweed são convidados a atualizar seus computadores
Outras atualizações notáveis incluem VLC 3.0.6, Mozilla Thunderbird 60.4.0, Wireshark 2.6.6, Evolution 3.30.4, Geany 1.34.1, Meld 3.20.0, Gucharmap 11.0.3, Mercurial 4.8.2, MariaDB 10.2.21, SQLite 3.26.0, Advanced Linux Sound Architecture (ALSA) 1.1.8, Samba 4.9.4, OpenJDK 12.0.0.0~26, python-pyOpenSSL 18.0.0, purple-facebook 0.9.6, grep 3.3, mutt 1.11.2 e libvirt-glib 2.0.0.
Todos os usuários do sistema operacional openSUSE Tumbleweed são encorajados a atualizar seus computadores para receberem todas as versões de software mais recentes enumeradas acima e, é claro, o branch de kernel Linux mais avançado.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o openSUSE Tumbleweed
O openSUSE Tumbleweed segue um modelo de lançamento, onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre, então não há necessidade de baixar uma nova imagem ISO para se manter atualizado.
Mas se quiser instalar o sistema em um PC pela primeira vez, a imagem ISO do openSUSE Tumbleweed pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- VirtualBox 6.0.4 lançado com suporte inicial para o Kernel 5.0
- Flatpak 1.2 lançado com várias melhorias – Confira as novidades
- openSUSE Kubic é a nova distribuição certificada para Kubernetes
- O openSUSE Tumbleweed agora usa o Kernel Linux 4.20
- LXQt 0.14 lançado com visualização dividida no Gerenciador de arquivos