openSUSE Leap Micro 6 lançado com novas imagens Self-Install

E foi lançado o openSUSE Leap Micro 6 com novas imagens Self-Install. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

openSUSE Leap Micro é um sistema operacional imutável e comunitário baseado na tecnologia do SUSE Enterprise Linux que visa oferecer uma plataforma moderna e amigável ao desenvolvedor para computação de borda.

O openSUSE Leap Micro é uma nova plataforma “ultra-confiável e leve” criada especificamente para cargas de trabalho virtualizadas e em contêineres que “aproveita os componentes de conformidade e segurança corporativa do SUSE Linux Enterprise e os funde com uma plataforma de sistema operacional moderna e imutável e fácil de usar para desenvolvedores”.

Os casos de uso para os quais o openSUSE Leap Micro é proposto incluem ambientes de computação descentralizados, microsserviços ou projetos de computação distribuída com implantações de borda, sistemas embarcados, Internet das Coisas e muito mais.

E, agora, foi lançado o openSUSE Leap Micro 6.

Novidades do openSUSE Leap Micro 6

openSUSE Leap Micro 6 lançado com novas imagens Self-Install

Depois de estar em desenvolvimento nos últimos meses, o openSUSE Leap Micro 6.0 oferece uma nova imagem de autoinstalação que substitui o instalador tradicional. A imagem de autoinstalação (Self-Install) grava uma imagem pré-configurada no disco e, em seguida, amplia a partição raiz.

O projeto openSUSE disse que:

“Os usuários podem usar combustion, ignition ou usar como padrão o assistente jeos-firstboot para fazer a configuração inicial do sistema. Não se engane com a disponibilidade do openSUSE-Leap-Micro-6.0-*.iso não é instalável. Nós nos referimos à imagem como uma imagem de Pacotes, que é basicamente um repositório offline em um DVD.”

Esta versão também está disponível como novas imagens FDE (Full Disk Encryption), VMWare e RealTime, e como esta é a primeira versão a vir com cloud-init pré-instalado, ela também estará disponível como imagens de nuvem no GCP (Google Cloud Platform), Azure e AWS (Amazon Web Services).

Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do Leap Micro vem com openSUSE-repos pré-instalado para novas implantações, permitindo fácil manutenção de definições de repositório com uma atualização de pacote usando uma implementação local do RIS (Repository Index Service).

Além disso, esta versão traz algumas mudanças importantes para os repositórios e fluxo de trabalho de manutenção, pois descontinua o repositório repo-sle-update, que foi usado na série openSUSE Leap Micro 5.x para entregar todas as atualizações para a versão relevante do SUSE Linux Micro.

Essas atualizações agora são entregues por meio do repositório repo-main.

Por fim, a partir desta versão, o openSUSE Leap Micro agora faz uso do novo utilitário product-composer, que substitui o antigo product builder, permitindo que a equipe de manutenção do openSUSE consuma informações de atualização do fluxo de trabalho de manutenção recém-projetado do SUSE Linux Enterprise Micro 6.0, e inclui uma nova versão do bootloader GRUB2 com BLS (Boot Loader Specification).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o openSUSE Leap Micro 6

A imagem ISO do openSUSE Leap Micro 6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O openSUSE Leap Micro está disponível para download como uma Self-install Image, Preconfigured Image (raw), Fully Encrypted Disk Image (raw), Preconfigured Image (qcow), VMware image e Packages Image para sistemas de 64 bits e AArch64 (ARM64).

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile