E foi lançado o openSUSE Leap Micro 5.3 RC para testes publicos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
openSUSE Leap Micro é um sistema operacional imutável e comunitário baseado na tecnologia do SUSE Enterprise Linux que visa oferecer uma plataforma moderna e amigável ao desenvolvedor para computação de borda.
O openSUSE Leap Micro é uma nova plataforma “ultra-confiável e leve” criada especificamente para cargas de trabalho virtualizadas e em contêineres que “aproveita os componentes de conformidade e segurança corporativa do SUSE Linux Enterprise e os funde com uma plataforma de sistema operacional moderna e imutável e fácil de usar para desenvolvedores”.
Os casos de uso para os quais o openSUSE Leap Micro é proposto incluem ambientes de computação descentralizados, microsserviços ou projetos de computação distribuída com implantações de borda, sistemas embarcados, Internet das Coisas e muito mais.
E, esta semana, o release candidate do openSUSE Leap Micro 5.3 foi anunciado para testes.
Novidades do openSUSE Leap Micro 5.3 RC
O projeto Leap Micro é o sistema operacional Linux host moderno e leve do openSUSE destinado a casos de uso de borda/incorporado/IoT.
Com o release candidate do openSUSE Leap Micro 5.3, o NetworkManager agora fornece a responsabilidade de configuração de rede padrão, um novo módulo SELinux para a interface administrativa da web do Cockpit foi adicionado, um assistente de primeira inicialização foi adicionado para algumas opções básicas de pós-instalação, imagens copy-on-write do QEMU estão agora disponíveis, e várias outras mudanças neste sistema operacional “ultra-confiável, leve e imutável”.
O OpenSUSE Leap Micro 5.3 é baseado nas mesmas fontes do SUSE Linux Enterprise Micro 5.3 e construído sobre o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 4.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o openSUSE Leap Micro 5.3 RC
A imagem ISO do openSUSE Leap Micro 5.3 RC já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux