O openSUSE Project anunciou o lançamento do openSUSE Leap 42.3.Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, este projeto oferece acesso gratuito e fácil ao openSUSE, uma distribuição Linux completa.
OpenSUSE Leap é uma nova maneira de construir o openSUSE e é um novo tipo de distribuição Linux híbrida. O Leap usa a fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que dá ao Leap um nível de estabilidade inigualável por outras distribuições do Linux e combina isso com os desenvolvimentos da comunidade para oferecer aos usuários, desenvolvedores e administradores de sistemas a melhor experiência Linux estável disponível.
Leap, e o projeto openSUSE, fornecem as ferramentas DevOps que a cadeia de os desenvolvedores precisam para serem bem-sucedidos. Microservices com Leap oferecem escalabilidade e entrega contínua através da disponibilidade de Docker e kubernetes, bem como configuração fácil com Salt, Ansible, e outras tecnologias openSUSE.
O Leap fornece ferramentas, idiomas e bibliotecas para desenvolvimento e engenharia de software sustentável. As versões prontas para empresas do Python, Ruby, Perl, Go, Rust, Haskell e PHP estão disponíveis no Leap.
Além disso, as atualizações para o kernel e a pilha de gráficos permitem mais hardware e fornecem melhorias de estabilidade e desempenho.
Novidades do openSUSE Leap 42.3
openSUSE Leap 42.3, é uma atualização conservadora da série Leap, que apresenta principalmente pequenas correções e atualizações de pacotes.
Essa terceira edição do Leap da série 42 tem mais de 10.000 pacotes e oferece aos usuários um sistema operacional de servidor confiável para implantação de serviços de TI em ambientes físicos, virtuais ou em nuvem.
“Leap 42.3 é o ponto culminante de vários anos de esforço, integrando a base de código Enterprise da SUSE com o excepcional trabalho de alta qualidade da comunidade openSUSE”, disse Richard Brown, presidente do projeto openSUSE. “Estou excepcionalmente orgulhoso do que o projeto openSUSE conseguiu com o Leap 42.3 e espero que nossos usuários apreciem essa abordagem estável, ainda que inovadora, para o Linux comunitário, que pode realmente ser confiado para funcionar”.
Esse lançamento vem com o kernel Linux 4.4, o mesmo kernel de suporte a longo prazo (LTS) encontrado na edição Leap anterior.
O Leap 42.3 continua a usar a versão de Suporte a Longo Prazo do KDE (5.8) como a área de trabalho padrão, enquanto também oferece o GNOME 3.20, o mesmo usado pelo SUSE Linux Enterprise. Uma variedade de desktops adicionais está disponível no instalador através da seleção de desktop recém-projetada.
Os administradores de sistema vão adorar a solução de backup Borg, que agora pode ser mais fácil do que nunca graças ao invólucro da Borgmatic para fazer backup de seus dados diariamente com um serviço SystemD. Sysadmins também irá gostar da integração do Daemon do Samba System Security Services com um Active Directory.
A nova integração do AutoYaST com o SaltStack e outros sistemas de gerenciamento de configuração pode cuidar da instalação do sistema (particionamento, configuração de rede, etc.) e, em seguida, delegar a configuração do sistema em uma dessas ferramentas externas amplamente utilizadas.
Os desenvolvedores e as empresas podem aproveitar as extensas bibliotecas básicas encontradas no Leap 42.3 para criar ou aprimorar softwares para uso corporativo. Uma vez que o Leap e o SLE compartilham um núcleo comum, o desenvolvimento com pacotes no Leap para uso em produção no SLE nunca foi tão fácil. Além disso, os integradores de sistemas podem desenvolver o Leap com a possibilidade de obter seu trabalho em futuros lançamentos de SLE.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição openSUSE Leap
Para saber mais sobre a distribuição openSUSE Leap, clique nesse link.
Baixe e experimente o openSUSE Leap 42.3
A imagem ISO do openSUSE Leap 42.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux