É oficial, o openSUSE Leap 15 já está disponível para o Raspberry Pi e outros dispositivos com processadores ARM. Confira os detalhes dessa novidade e veja se seu aparelho pode usar o sistema.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O projeto openSUSE anunciou hoje que lançou imagens para seu sistema operacional openSUSE Leap 15 para vários dispositivos ARMv7 e AArch64 (ARM64), incluindo o popular Rasberry Pi.
Lançado no mês passado, o openSUSE Leap 15 é baseado na série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15 e introduz vários novos recursos e melhorias em relação às versões anteriores.
Isso inclui um novo particionador de disco no instalador, a capacidade de migrar as instalações do OpenSuSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 e a integração com o conjunto de aplicativos de groupware de código aberto Kopano.
O openSUSE Leap 15 também é fornecido com o Firewalld como ferramenta de gerenciamento de firewall padrão. Essa versão possui um novo visual estreitamente alinhado com o SUSE Linux Enterprise, traz novas funções clássicas de “servidor transacional” e “servidor”, fornecendo sistema de arquivos raiz somente leitura e atualizações transacionais e muito mais.
openSUSE Leap 15 já está disponível para o Raspberry Pi (ARM)
Agora, o openSUSE Leap 15 foi lançado oficialmente para dispositivos ARM64 (AArch64) e ARMv7, como o Raspberry Pi, o BeagleBoard, o Arndale Board, o CuBox-i e o OLinuXino.
Sobre o lançamento, Douglas DeMaio, disse o seguinte:
“Os fabricantes podem aproveitar as imagens do openSUSE Leap 15 para o aarch64 e o Armv7 em Internet of Things (IoT) e dispositivos incorporados. Como o openSUSE Leap 15 compartilha um núcleo comum de fontes SUSE Linux Enterprise (SLE) 15, os fabricantes que obtêm sucesso com um projeto ou dispositivo podem mais confortavelmente migrar para um produto corporativo. No futuro, as certificações devem se tornar um requisito.”
Dispositivos ARM suportados pelo openSUSE
O projeto openSUSE nos forneceu uma lista de dispositivos ARM suportados pelo sistema operacional openSUSE Linux.
A lista traz o Raspberry Pi 3, Pine64, ThunderX, APM Mustang, AMD Seattle e HP Moonshot m400 na arquitetura AArch64, Cubie Board, Cubie Board 2, Cubietruck, Arndale Board, Banana Pi, BeagleBoard-xM, CuBox, BeagleBone, BeagleBone Black e Calxeda Highbank na arquitetura ARMv7.
Outros dispositivos compatíveis com ARMv7 incluem A10-OLinuXino-LIME, A13-OLinuXino, A20-OLinuXino-LIME, A20-OLinuXino-LIME2, A20-OLinu-Xino-MICRO, PandaBoard, Samsung Chromebook, DE0-Nano-SoC, Versátil Express e SABRE Lite. A placa Raspberry Pi 1, equipada com ARMv6, parece ser suportada também.
Para mais detalhes sobre como começar a rodar o openSUSE Linux em dispositivos ARM, confira a página wiki oficial.