openSUSE Leap 15.6 lançado com base no SLES 15 SP6

O Projeto openSUSE lançou o openSUSE Leap 15.6 com base no SLES 15 SP6. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.

Agora, o projeto openSUSE lançou hoje o openSUSE Leap 15.6 como a sexta parcela da série de sistemas operacionais openSUSE Leap 15, baseada na série comercial de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15.

Novidades do openSUSE Leap 15.6

openSUSE Leap 15.6 lançado com base no SLES 15 SP6

Sim. A espera finalmente acabou. Um ano após a versão 15.5 anterior, o projeto openSUSE lançou o Leap 15.6 baseado no SLES 15 SP6 como a sexta (e provavelmente a última) atualização da série Leap 15.

Ele traz muitos novos recursos e atualizações que prometem melhorar o desempenho e a usabilidade desta querida distribuição Linux.

Uma das melhorias mais notáveis ​​no openSUSE Leap 15.6 é a integração do Cockpit, uma interface de administração simplificada baseada na web que estava faltando até agora.

Esta adição poderosa oferece aos usuários uma interface web que simplifica a administração de sistemas e contêineres – um recurso que o torna acessível tanto para profissionais experientes quanto para amadores.

Como nossos testes mostraram, a instalação do Cockpit ocorre perfeitamente. Para aqueles ansiosos para experimentar, basta executar os dois comandos a seguir:
sudo zypper in cockpit
sudo systemctl enable --now cockpit.socket

Em seguida, aponte seu navegador para “https://localhost:9090” e aproveite o poder e a conveniência da ferramenta.

Além disso, o Leap 15.6 leva o gerenciamento de contêineres para o próximo nível, incluindo o Podman 4.8, especificamente adaptado para integração perfeita com Nextcloud.

A versão também atualiza muitas ferramentas relacionadas a contêineres, como Distrobox, Docker, python-podman, Skopeo, containerd e libcontainers-common.

É claro que o openSUSE Leap 15.6 não se detém nas atualizações de software, incluindo um salto significativo para o kernel Linux 6.4 e OpenSSL 3.1.

Muitas ferramentas usadas por desenvolvedores, como MariaDB 10.11.6, PostgreSQL 16, Redis 7.2, PHP 8.2, Node.js 20 e mais, também sofreram alterações de versão.

O software relacionado às telecomunicações não fica para trás, com atualizações para DPDK, Open vSwitch e OVN. Essas melhorias suportam melhor desempenho e confiabilidade da rede, que são essenciais para os sistemas de comunicação empresarial.

Na área de trabalho, o Leap 15.6 atualiza o ambiente KDE com Plasma 5.27.11, Qt 5.15.12 e KDE Frameworks 5.115.0. É isso mesmo – não existe Plasma 6. Quem quiser pode encontrá-lo na edição Tumbleweed.

Além disso, a introdução do Qt6 com ligações Python atualizadas garante uma experiência de desktop mais eficiente e integrada. O Leap 15.6 também introduz o Python 3.11, com muitos pacotes Python não mantidos removidos como parte da transição para esta versão.

O GNOME 45 também recebe melhorias significativas, oferecendo novos recursos que elevam a experiência geral do usuário no desktop.

As tecnologias de áudio foram aprimoradas com as atualizações PulseAudio 17.0 e PipeWire 1.0.4.

Essas melhorias ampliam a compatibilidade de hardware e a funcionalidade Bluetooth, incluindo novos recursos como indicadores de nível de bateria do dispositivo, garantindo desempenho de áudio superior para vários casos de uso.

O openSUSE Leap 14.6 dá atenção especial à virtualização. Diante disso, o Xen, um produto básico para quem utiliza paravirtualização e virtualização de hardware, foi atualizado para a versão 4.18. KVM, uma escolha popular para virtualização Linux, recebeu uma atualização para 8.2.2.

Para suportar essas tecnologias básicas de virtualização, o libvirt, o kit de ferramentas para interagir com recursos de virtualização, foi atualizado para a versão 10.0.

Virt-manager, uma interface gráfica de usuário para gerenciamento de máquinas virtuais através da libvirt, foi atualizada para a versão 4.1.

Consulte o anúncio de lançamento para obter informações detalhadas sobre todas as mudanças no openSUSE Leap 15.6. Imagens ISO de instalação estão disponíveis na seção de download do site do openSUSE.

A distribuição vem com imagens de instalação separadas para instalação offline (4,3 GB) e em rede (261 MB) para x86_64 (Intel ou AMD). Além disso, o openSUSE Leap 15.6 também oferece imagens para as arquiteturas aarch64 (ARM), ppc64le (PowerPC) e s390x (IBM zSystems).

Tal como acontece com as versões anteriores, o openSUSE Leap 15.6 recebe 18 meses de suporte até dezembro de 2025.

Enquanto isso, o Leap 16.0 baseado em ALP deverá aparecer no próximo ano, abrindo um novo capítulo na evolução do camaleão verde. Mas ainda há tempo, e o openSUSE ainda não se comprometeu com prazos específicos.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.6

Você pode baixar o openSUSE Leap como imagens ISO live pré-instaladas com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME e Xfce, bem como uma edição Rescue e imagens de instalação offline.

A imagem ISO do openSUSE Leap 15.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Assim como nas versões anteriores, o openSUSE Leap 15.6 é compatível com desktops de 64 bits, servidores PowerPC (ppc64le), desktops UEFI ARM de 64 bits (AArch64), laptops, SBCs e servidores e servidores IBM System z e LinuxONE (s390x).

As imagens da máquina virtual também estão disponíveis para download para aqueles que desejam virtualizar o openSUSE Leap.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile