O Projeto openSUSE lançou o openSUSE Leap 15.5 lançado com KDE Plasma 5.27 e Xfce 4.18, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.
O projeto openSUSE possui três objetivos principais:
- Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
- Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
- Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.
O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.
Agora, o projeto openSUSE lançou hoje o openSUSE Leap 15.5 como a quinta parcela da série de sistemas operacionais openSUSE Leap 15, baseada na série comercial de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15.
Novidades do openSUSE Leap 15.5
O openSUSE Leap 15.5 está aqui exatamente um ano após o openSUSE Leap 15.4 e é construído sobre pacotes binários do sistema operacional SUSE Linux Enterprise 15 SP5.
Ele é alimentado pelo mesmo kernel Linux 5.14 do Leap 15.4, mas com drivers adicionados para melhor suporte de hardware.
O projeto openSUSE compara o kernel Linux 5.14 incluído no openSUSE Leap 15.5 com a série upstream do kernel Linux 6.0, dizendo que as maiores mudanças estão na área de drivers de GPU, suportando novas placas gráficas como AMD Radeon RX 7600, AMD Radeon RX 7900 XT/XTX, Intel ARC A380, Intel Arc A750 e Intel Arc A770.
Um recurso interessante no openSUSE Leap 15.5 é o suporte pronto para uso para instalação e inicialização da distribuição do NVM Express over Fabrics (NVMe-oF) sobre o transporte TCP, de acordo com a especificação de inicialização NVMe-oF 1.0.
Segundo o projeto openSUSE:
“Isso permite a criação e orquestração flexíveis de clientes sem disco em ambientes SAN usando a mais recente tecnologia NVMe-oF. Este recurso requer suporte no UEFI BIOS do sistema, onde a rede e os destinos NVMe-oF são configurados. O firmware usa essas informações para inicializar o kernel. O sistema operacional obtém as informações de configuração do firmware e as usa para montar o sistema de arquivos raiz sobre NVMe-oF”
Em termos de software, o openSUSE Leap 15.5 vem com a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, que será suportada por alguns anos, bem como a mais recente série de ambientes de desktop Xfce 4.18.
Infelizmente para os fãs da área de trabalho GNOME, esta versão ainda usa a série GNOME 41 do openSUSE Leap 15.4.
Sob o capô, esta versão não terá as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux como o openSUSE Tumbleweed.
Como tal, ele vem com o gerenciador de pacotes dnf 4.10.0, sistema init systemd 249.10, pilha de gráficos Mesa 22.3.5, bem como sudo 1.9.9, AppArmor 3.0.4, Perl 5.26.1, Python 3.6.15 ( Python 3.9, 3.10 e 3.11 também são suportados), Ruby 2.5, Go 1.17, Podman 4.4.4, CRI-O 1.22.0 e containerd 1.6.19.
O Projeto openSUSE também anunciou esta semana que planeja lançar outra versão secundária do Leap 15, o openSUSE Leap 15.6, que deve ver a luz do dia no início de junho de 2024.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.5
Você pode baixar o openSUSE Leap como imagens ISO live pré-instaladas com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME e Xfce, bem como uma edição Rescue e imagens de instalação offline.
A imagem ISO do openSUSE Leap 15.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Assim como nas versões anteriores, o openSUSE Leap 15.5 é compatível com desktops de 64 bits, servidores PowerPC (ppc64le), desktops UEFI ARM de 64 bits (AArch64), laptops, SBCs e servidores e servidores IBM System z e LinuxONE (s390x).
As imagens da máquina virtual também estão disponíveis para download para aqueles que desejam virtualizar o openSUSE Leap.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux