openSUSE Leap 15.4 lançado com novos recursos e muitas melhorias

E foi lançado o openSUSE Leap 15.4 com novos recursos e muitas melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.

Agora, o Projeto openSUSE anunciou o lançamento do sistema operacional openSUSE Leap 15.4, uma versão principal que traz novos recursos, componentes atualizados e muitas melhorias.

Novidades do openSUSE Leap 15.4

openSUSE Leap 15.4 lançado com novos recursos e muitas melhorias
openSUSE Leap 15.4 lançado com novos recursos e muitas melhorias

Derivado e totalmente binário idêntico ao recém-lançado SUSE Linux Enterprise 15 SP4 (Service Pack 4), o openSUSE Leap 15.4 vem um ano após o lançamento do openSUSE Leap 15.3 e é alimentado pela série de kernel Linux 5.14, que é mantida pela SUSE.

Esta versão vem com um conjunto de recursos unificado, bem como uma experiência de migração perfeita para aqueles que desejam migrar suas cargas de trabalho do SUSE Linux Enterprise Server comercial para o sistema operacional openSUSE Leap gratuito.

Para usuários de desktop, o openSUSE Leap 15.4 oferece três edições live com a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS, bem como os desktops GNOME 41 e Xfce 4.16.

Claro, a edição de compositor Wayland lado a lado Sway 1.6 introduzida no ano passado no openSUSE Leap 15.3 também está presente.

Além disso, os usuários poderão instalar o MATE 1.26, Enlightenment 0.25.3 ou Deepin Desktop Environment (DDE) 20.3, sendo este último uma nova oferta no openSUSE Leap.

O projeto openSUSE diz que:

“Usuários Linux novos e experientes obtêm a distribuição Linux mais utilizável e sistema operacional estabilizado com o lançamento regular do openSUSE. Receba atualizações e fortaleça seu sistema operacional com a distribuição principal mais recente do openSUSE. Escolha seu desktop, configure seu sistema e aproveite a plataforma de escolha para desenvolvedores Linux, administradores e fornecedores de software.”

Sob o capô, há uma cadeia de ferramentas atualizada que consiste em tecnologias GNU/Linux como Mesa 21.2.4, systemd 249.10, Python 3.10, PHP 8.1, Perl 5.26.1, Rust 1.59, Ruby 2.5, Go 1.17, OpenSSL 3.0, sudo 1.9.9 , e muitos outros.

Vários pacotes de IA (Inteligência Artificial) também estão disponíveis no Leap 15.4, incluindo TensorFlow 2.6.2, PyTorch 1.4.0, ONNX 1.6, Grafana 7.5.12 e Prometheus 2.2.3.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.4

O openSUSE Leap 15.4 está disponível para download como imagens ISO ao vivo pré-instaladas com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME e Xfce, bem como uma edição Rescue, bem como imagens do instalador offline para desktops de 64 bits , servidores PowerPC (ppc64le), servidores e desktops UEFI ARM de 64 bits (AArch64) e servidores IBM System ze LinuxONE (s390x).

As imagens de VM também estão disponíveis para download.

Dito isso, as imagens ISO do openSUSE Leap 15.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.