openSUSE Leap 15.3 lançado com Xfce 4.16, Sway Tiling WM para Wayland e mais

O Projeto openSUSE lançou o openSUSE Leap 15.3 com Xfce 4.16, Sway Tiling WM para Wayland e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.

Agora, o projeto openSUSE lançou hoje o openSUSE Leap 15.3 como a terceira parcela da série de sistemas operacionais openSUSE Leap 15, baseada na série comercial de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise 15.

Novidades do openSUSE Leap 15.3

openSUSE Leap 15.3 lançado com Xfce 4.16, Sway Tiling WM para Wayland e mais

Construído com base nos pacotes binários do lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 3 (SP3), o openSUSE Leap 15.3 é totalmente binário idêntico ao sistema operacional upstream, unificando conjuntos de recursos para tornar a experiência de migração perfeita do openSUSE Leap para o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) quase instantâneo.

Os destaques do openSUSE Leap 15.3 incluem suporte para o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente, que agora está disponível como uma opção no instalador junto com os desktops KDE Plasma 5.18 LTS e GNOME 3.34, bem como uma imagem Live ISO autônoma.

Além disso, este é o primeiro lançamento a substituir o gerenciador de janelas de lavragem i3 pelo compositor e gerenciador de janelas Sway tiling Wayland.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão remove as tecnologias KDE 4 e Qt4, uma vez que não são mais mantidas e foram completamente substituídas pelas séries KDE Plasma 5 e Qt 5 mais recentes, respectivamente, introduz muitos pacotes de Inteligência Artificial (AI) como Grafana, ONNX, Prometheus, PyTorch e TensorFlow Lite, e é alimentado pelo kernel Linux 5.3.18 que é totalmente mantido pelo SUSE.

Além disso, ele apresenta suporte de som para computadores de placa única Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400, o premiado GNU Health HMIS (Sistema de Informação de Gestão Hospitalar), HIS (Sistema de Informação de Saúde), EMR (Registro Médico Eletrônico) e LIS (Laboratory Information System), bem como o software Pagure para configurar seu próprio servidor de repositório Git completo.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.3

A imagem ISO do openSUSE Leap 15.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O openSUSE Leap 15.3 pode ser baixado agora mesmo do site oficial como imagens ISO instaláveis ​​para 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM 64 bits), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e IBM Z e LinuxONE (s390x) sistemas, bem como imagens Live com ambientes de desktop GNOME, KDE Plasma ou Xfce, uma imagem Rescue e imagens JeOS (Just Enough OS) para uso em KVM, XEN HVM, OpenStack, VMware e Hyper-V virtual máquinas.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile