O projeto openSUSE anunciou o lançamento da primeira atualização do seu sistema, openSUSE Leap 15.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição Linux completa.
O projeto openSUSE tem três objetivos principais:
- Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de ser obtido e a distribuição Linux mais usada;
- Aproveitar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
- simplificar e abrir dramaticamente os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma escolhida pelos desenvolvedores e fornecedores de software do Linux.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Novidades do openSUSE 15.1
Com base no sistema operacional SUSE Linux Enterprise 15 SP1 (Service Pack 1), a versão OpenSuSE Leap 15.1 apresenta um instalador aprimorado, kernel atualizado e pilhas de gráficos com suporte aprimorado para GPUs AMD Vega, switches para o gerenciador de conexões de rede de código aberto NetworkManager por padrão para computadores laptop e desktop, enquanto o Wicked ainda é usado para sistemas de servidor e melhora a funcionalidade do YaST.
Sobre essa atualização, Haris Sehic, membro da comunidade openSUSE, disse o seguinte:
“Continuidade e estabilidade são o que estamos oferecendo aos usuários com o Leap 15.1. Tendo em mente o quão estável, eficiente e confiável o Leap se tornou, com este lançamento, conseguimos manter o nível de qualidade ao ponto de nossos usuários particulares e pequenos negócios poderem, mais do que nunca, lucrar com a experiência empresarial de um distribuição Linux do openSUSE.”
openSUSE 15.1 introduz suporte gráfico atualizado, um Network Manager que irá lidar com conexões de rede em computadores desktop por padrão e um YaST que agora oferece mais opções para o manuseio de serviços, aproveitando os recursos do systemd.
Uma atualização inteiramente nova da pilha de gráficos está disponível para esta distribuição Linux.
O hardware gráfico suportado pelo Kernel 4.19 foi backportado para o lançamento do Leap 15.1, que usa o Kernel 4.12 e suporta drivers gráficos adicionais para GPU (Graphics Processing Unit) e melhor suporte para o chipset AMD Vega.
O Leap 15.1 agora usará o Network Manager por padrão para laptops e desktops – anteriormente, apenas os laptops eram padronizados para o Network Manager.
As instalações do servidor continuarão com o padrão Wicked, o sistema de configuração de rede avançada do openSUSE.
Entretanto, uma mudança que se aplica tanto ao Wicked quanto ao Network Manager é que o /etc/resolv.conf, yp.conf e alguns outros arquivos são um link para um arquivo em /run e são gerenciados pelo netconfig.
Para completar, essa versão adiciona alguns drivers Wi-Fi populares para chipsets wireless mais modernos.
Por fim, o gerenciamento de serviços do sistema no YaST foi renovado para aproveitar muitos dos recursos oferecidos pelo systemd nessa área.
O YaST, o utilitário de instalação e configuração dos sistemas operacionais openSUSE e SUSE Linux Enterprise, agora oferece gerenciamento aprimorado de serviços, uma nova interface de usuário para gerenciar Firewalld, melhor controle sobre fórmulas Salt, capacidade de gerenciar chaves SSH por usuário, um particionador aprimorado e, por último, mas não menos importante, detecção e configuração de telas HiDPI (4K).
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
O openSUSE Leap 15 será suportado por mais dois anos
Lançado há um ano em 25 de maio de 2018, espera-se que a série do sistema operacional openSUSE Leap 15 seja suportada com atualizações de segurança e software por um período total de 36 meses, por isso deve chegar ao fim da vida em maio de 2021. O openSUSE Leap 15.1 é o primeiro de muitos lançamentos pontuais que manterão a série do sistema operacional openSUSE Leap 15 estável e confiável para empresas e o ecossistema corporativo.
Baixe e experimente o openSUSE Leap 15.1
Se você estiver usando o openSUSE Leap 15 em seus computadores, atualize para o openSUSE Leap 15.1 o mais rápido possível.
Para uma nova instalação, você pode baixar as imagens do openSUSE Leap 15.1 agora mesmo acessando a página de download da distribuição.
No entanto, para ter as tecnologias Linux de ponta e o mais recente software Open Source, use o sistema operacional openSUSE Tumbleweed.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o conjunto de ícones Masalla no Ubuntu
- LibreOffice 6.2.4 lançado com mais de 100 correções de bugs
- openSUSE Leap 15.1 lançado – Confira as novidades e baixe
- Como mudar o ícone de um aplicativo no Linux
- Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store