OpenSilver 2 lançado com suporte para VB.NET, e muito mais

E foi lançado o OpenSilver 2 com suporte para VB.NET, e muito mais. Conheça e confira as novidades dessa importante atualização.

OpenSilver é um framework de código aberto e sem plug-ins que usa WebAssembly, C#, XAML e .NET

Este é um projeto que dá continuidade ao desenvolvimento da plataforma Silverlight que permite criar aplicações web interativas utilizando tecnologias C#, XAML e .NET e que em 2021 a Microsoft deixou de desenvolver e manter.

Os aplicativos Silverlight compilados com OpenSilver podem ser executados em qualquer navegador de desktop e móvel que suporte WebAssembly, mas atualmente a compilação só é possível no Windows usando o Visual Studio.

Na sua forma atual, o OpenSilver já foi além de uma camada para prolongar a vida útil do Silverlight e pode ser considerado uma plataforma autônoma para a criação de novos aplicativos.

E, recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do OpenSilver 2.0.

Novidades do OpenSilver 2

OpenSilver 2 lançado com suporte para VB.NET, e muito mais
OpenSilver 2 lançado com suporte para VB.NET, e muito mais

OpenSilver 2 inclui suporte para VB.NET, além de melhorias de integração, novas funções, melhorias de desempenho e muito mais.

Sim. No OpenSilver 2.0, uma de suas características mais importantes é a compatibilidade com VB.NET, que foi adicionada para o desenvolvimento de aplicações web utilizando a linguagem de programação Visual Basic para definir a lógica e a linguagem de marcação XAML para o interface.

Diz-se que esse novo recurso oferece uma mensagem positiva à comunidade Visual Basic, dando-lhes a confiança de que sua linguagem preferida se mantém em ambientes de desenvolvimento de ponta.

Esta atualização fornece uma opção muito necessária para aqueles apaixonados por VB.NET continuarem a construir aplicativos web inovadores ou migrar aplicativos legados para a web moderna.

Outra novidade que se destaca é a integração com os frameworks web Blazor, React e Angular, junto com a qual foi adicionado o componente XAML para Blazor, que visa permitir que os desenvolvedores integrem OpenSilver em projetos Blazor existentes.

Além disso, também se destaca o suporte adicional para visualização XAML, isso graças à função Live XAML Preview, com ela você pode visualizar a interface que está sendo desenvolvida à medida que ela é desenvolvida, sem precisar iniciar a aplicação.

RIA é outra das novidades que acompanha o OpenSilver 2.0, pois graças a este template de aplicação de negócios o desenvolvimento de aplicações web para empresas pode ser simplificado, já que RIA permite que objetos sejam gerados automaticamente no servidor para execução no lado do cliente, além de ser capaz de lidar com diversas tarefas, incluindo consultas, validação, cache de entidade do lado do cliente, rastreamento de alterações e atualizações em lote, simplificando assim o processo de desenvolvimento e fortalecendo a robustez das aplicações.

Das outras mudanças que se destacam:

  • Adicionado SampleCRM – um exemplo de aplicação aberta com a implementação de um sistema CRM funcional para organizar a interação com os clientes de uma empresa e garantir o funcionamento do serviço de vendas.
  • Adicionada a capacidade de criar seus próprios layouts e usar conjuntos de elementos de interface fornecidos separadamente, como Telerik UI para Silverlight.
  • O desempenho do simulador foi aumentado significativamente (até 10 vezes) e os recursos de depuração foram expandidos.

Por fim, menciona-se que existem planos futuros nos quais se espera ser capaz de fornecer um ambiente de design visual que permita a criação de interfaces XAML em modo WYSIWYG, suporte para WPF e melhor integração com o editor de código VS Code.

Para saber mais sobre essa versão do OpenSilver, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o OpenSilver

OpenSilver só está disponível como código fonte, sendo necessário compilar para instalar o recurso. Mais informações estão disponíveis em: www.opensilver.net e www.cshtml5.com

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.